A motocicleta consolidou-se como uma alternativa cada vez mais eficiente e acessível para a mobilidade urbana
Retomar a marca de dois milhões de motocicletas produzidas no Brasil é uma realidade cada vez mais próxima. Esse marco reflete a força e a resiliência da indústria nacional, que se reinventou diante dos desafios econômicos, tecnológicos e logísticos dos últimos anos. As fabricantes investiram na modernização de processos, na ampliação da capacidade produtiva e no desenvolvimento de novos modelos, acompanhando as transformações do mercado e as mudanças no comportamento do consumidor brasileiro.

Esse esforço vem sendo recompensado e reconhecido. A motocicleta consolidou-se como uma alternativa cada vez mais eficiente, acessível e alinhada às novas demandas de mobilidade da população. Hoje, está mais presente do que nunca nas ruas e estradas do país, ultrapassando os limites dos grandes centros urbanos e conquistando espaço também em pequenas cidades.
Os números confirmam: nos nove primeiros meses do ano, foram produzidas quase 1,5 milhão de unidades — o melhor resultado para o período em 14 anos. No histórico do setor, esse foi o terceiro melhor desempenho já registrado.

Esse resultado levou a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) a rever sua projeção para 1,95 milhão de motocicletas produzidas para 2025, um crescimento de 11,5% na comparação com o ano passado.
Embora muitos associem o crescimento do setor ao trabalho dos entregadores de aplicativos, as pesquisas das associadas mostram outra realidade: apenas 22% das compras têm motivação profissional. A locomoção é o principal motivo, com o lazer ocupando a segunda posição.

É uma prova de que a motocicleta está cada vez mais presente na vida e nas escolhas de mobilidade dos brasileiros, que veem nesse meio de transporte uma opção ágil e econômica para os deslocamentos do dia a dia. Nesse contexto, destaca-se o crescimento da participação feminina: atualmente, as mulheres representam 33% dos compradores.
Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), já são 10.025.081 mulheres habilitadas na categoria A — um aumento de 65,8% em uma década. Entre os homens, o crescimento no mesmo período foi de 36,2%.
O desafio das fabricantes do Polo Industrial de Manaus (PIM) é seguir acompanhando o ritmo do mercado, entregando ao consumidor o que ele busca: tecnologia, segurança, qualidade e responsabilidade ambiental.

A indústria mantém o ritmo acelerado, rumo à marca de dois milhões de motocicletas produzidas já no próximo ano. Mais do que um resultado numérico, essa conquista simboliza a força de um setor que avança em direção ao futuro, conectando e movimentando o Brasil.
Coluna produzida pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo)