Mais uma vez a Triumph deu o que falar no motociclismo global ao apresentar as novas Speed 400 e Scrambler 400 X, modelos que levam a expertise da fabricante inglesa com motos clássicas ao nicho de entrada.
Como a própria marca define, a Speed 400 vem da linhagem das Speed Twin 900 e 1200, duas das clássicas modernas de maior sucesso da Triumph. Já a Scrambler 400 X segue os traços das “irmãs maiores” 900 e 1200, com o mesmo pedigree off-road das primeiras scramblers dos anos 1950.
Ambas foram lançadas mundialmente nesta semana e em breve estreiam no mercado indiano, onde serão montadas e comercializadas pela Bajaj.
Já no Brasil os modelos devem estrear no 1º trimestre do ano que vem. Segundo a Triumph, serão montadas por CKD na planta de Manaus com alguns componentes nacionalizados. Os preços não foram revelados, mas a marca inglesa garante que serão competitivos.
A seguir, vocês conferem 5 pontos sobre os lançamentos da Triumph:
- 1) Conexão Índia – Reino Unido
Algumas linhas acima falamos que a moto será montada e vendida pela Bajaj na Índia, primeiro mercado a contar com os dois novos modelos da Triumph. Mas qual é o sentido disso? Eis a resposta no próximo parágrafo.
Speed 400 e Scrambler 400 X são fruto da parceria entre Bajaj e Triumph, oficializada em meados de 2020 e que, além do desenvolvimento de motos de baixa e média cilindrada para a Triumph, prevê cooperação na distribuição das motos das duas marcas.
Quem tem um acordo semelhante com os indianos é a KTM, pois há motos de menor cilindrada da marca austríaca produzidas em plantas da Bajaj.
LEIA MAIS:
- Eliminator 450 vem ao Brasil em 2024; conheça a cruiser da Kawasaki
- Honda planeja lançar 10 novas motos no Brasil até 2025
- BMW reserva ao Brasil 30 unidades da R 18 100 Anos
- 2) O inédito motor TR-Series
A missão de mover as novas 400 da Triumph fica a cargo do TR-Series, motor cujo nome celebra a histórica linhagem Trophy da Triumph, cujas raízes remetem aos monocilíndricos usados nas corridas no início do século XX.
Este novo motor de um cilindro tem 398 cm³ de capacidade cúbica, com injeção eletrônica e refrigeração líquida, entregando 40 cv de potência, 3,7 kgf.m de torque máximo, e atua em conjunto com uma transmissão de seis velocidades.
- 3) Leveza e agilidade
A Triumph declara que suas novas motos possuem ergonomia projetada para oferecer alto conforto e controle. Tanto Speed 400 e Scrambler 400 X combinam chassi fino, altura de assento acessível (790 e 835 mm, respectivamente) e baixo peso (170 e 179 kg), garantindo boa manobrabilidade com os pés abaixados.
O chassi é específico para os dois novos modelos, com estrutura que traz subquadro traseiro parafusado, braço oscilante de alumínio fundido e configurações de suspensão adaptadas ao uso de cada moto, beneficiando cada modelo e sua proposta.
- 4) Ricas em tecnologias
Os dois modelos compartilham algumas das mais recentes tecnologias focadas no piloto, devidamente adaptadas às propostas de cada um dos modelos. Itens como acelerador eletrônico ride-by-wire, controle de tração, embreagem assistida e deslizante e ABS de canal duplo Bosch estão nas novas Triumph.
Completam o pacote painel com tela LCD e indicador de velocidade analógico, iluminação full-LED, tomada USB e imobilizador anti-furto.
- 5) Cores e personalização
Tanto Triumph Speed 400 quanto Scrambler 400 X estão disponíveis em três opções de pinturas. A primeira pode ser encontrada com as combinações em dois tons Carnival Red / Phatom Black, Caspian Blue / Storm Grey e Phantom Black / Storm Grey.
Já a segunda está disponível com as pinturas Matt Khaki Green / Fusion White, Carnival Red / Phantom Black e Phantom Black / Silver Ice. As fotos mostram que a Scrambler possui assento marrom, enquanto a Speed vem com banco preto. Já as bengalas das duas são douradas.
Porém, se você é um motociclista que gosta de exclusividade e deseja montar uma moto com a sua cara, saiba que isso é possível. A Triumph informa que há mais de 25 acessórios genuínos para Speed 400 e Scrambler 400 X que vão de itens de estilo e conforto a acessórios para bagagem e mais segurança, todos idealizados para atender as necessidades de cada piloto.