Embora já existam há muitos anos e seja obrigatório em motos acima de 125 cm³ desde 2017, os freios com ABS ainda são uma grande incógnita para muitos.
Um dos grandes problemas das motos é que, se uma das suas rodas trava, o risco de queda aumenta exponencialmente. Para evitar essa situação, há anos atrás, os freios ABS começaram a ser usados, tornando-se obrigatórios quando a regulamentação Euro 4 entrou em vigor.
Em linhas gerais, o sistema de frenagem com ABS (Anti-lock Brake System) evita justamente o bloqueio da roda. Graças a alguns sensores, o freio é verificado em tempo real e, ao se detectar um travamento, o sistema liberta a pressão para ganhar aderência e parar novamente. Isso é feito quantas vezes forem necessárias.
Por isso, deixamos aqui 5 dicas importantes para você extrair todo o potencial deste sistema de frenagem.
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1 – Freie progressivamente
A melhor maneira de frear é fazê-lo de maneira progressiva. Primeiro deve tocar o freio de forma que a frente se afunde (com a compressão da suspensão) e o pneu se deforme.
Quando isso acontece, em questão de pouco tempo pode frear com maior determinação sem grande preocupação, porque o ABS atua evitando qualquer possível bloqueio da roda.
2 – Não deixe de frear se uma roda travar
Conforme citamos no título, não deixe de frear se uma roda for bloqueada. Se a sua moto tem freis com ABS, não precisa de se preocupar, porque se houver um bloqueio será o sistema que se encarregará de gerenciar a situação para que não haja um capotamento. Pode continuar a frear com firmeza, mesmo que sinta o manete vibrar.
3 – Acione a embreagem em freadas de emergência
Caso seja um freada de emergência e você tenha que parar a motocicleta no susto é melhor acionar a embreagem. Por mais que se pense o contrário, nessas situações o freio motor não vai ser tão eficiente. Portanto, se a frenagem for de emergência, é preciso utilizar a embreagem.
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4 – Maior cuidado no off-road
O problema do ABS em áreas muito escorregadias, como areia, é que ele pode perder a sua eficiência. Na terra o ABS vai para o mínimo e faz muito esforço para travar a moto onde precisamos.
Portanto, se puder desconectar o ABS, pelo menos na roda traseira, é uma boa ideia. Ainda assim, também é verdade que neste momento algumas marcas estão lançando o ABS para off-road, que é muito menos intrusivo. Mas para sua segurança, é melhor desligá-lo sempre que realizar o estilo fora de estrada.
5 – Saiba como funciona o seu ABS
É importante que você saiba como funciona e o que sente quando o freio ABS da sua moto falha. Para isso, o mais indicado é que, em ambiente controlado e fechado ao trânsito (de preferência em piso de asfalto), tente frear com força até a manete tremer.
A primeira vez que fizer isso certamente ficará surpreso com essa reação, mas é a melhor maneira do experimentar para não se assustar numa situação real, por exemplo, quando encontra inesperadamente uma fila de trânsito parado à sua frente no dia a dia.
E aí, curtiu esses toques que deixamos aqui pra você? Use e abuse do freio ABS para pilotar sempre com segurança.