Com mais potência do que nunca, a nova Ducati Streetfighter V4 é uma supernaked derivada da Panigale. Após o domínio quase que total na temporada 2024 do MotoGP, para coroar o ano, a casa de Borgo Panigale lança a nova versão de sua poderosa naked.
Ela é derivada e tão potente quanto, a superbike Panigale recém revelada, pois recebeu eletrônica mais afiada, além de atualização na aerodinâmica, um chassi retrabalhado e ainda mais potência.
A Ducati pegou sua moto de pista principal, já na sétima geração, tirou toda sua carenagem e colocou um guidão mais alto. Pronto!
Ela vem em duas versões: V4 e V4 S
São duas opções de modelo, a Streetfighter padrão com valor aproximado de £ 21.295, algo em torno de R$ R$163.000. Já a Streetfighter S, com um “tempero” a mais, sai por por £ 26.195, aproximadamente R$ 200.000 na conversão para a moeda tupiniquim.
Contudo, para não perder o DNA da superbike, a Ducati deixou o mesmo motor Desmosedici Stradale de 1103 cm³ da Panigale na supernaked, quase sem restrições!
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Ele sofreu um ajuste sutil no design de admissão, pois era necessário otimizar a entrega de potência em toda faixa de rotação.
Então são 214 cv a 13.500 rpm (seis a mais que antes) e 12,1 kgf.m de torque a 11.250 rpm, contudo, ainda tem a opção de ganhar 12 cv com o escape de corrida Akrapovič.
O motor da nova Ducati Streetfighter V4
Compatível com Euro5+, compartilha o alternador e a bomba de óleo com a Panigale V4 R e o tambor de engrenagem da Superleggera V4.
Outra novidade são as cornetas de admissão de comprimento variável, pois visa melhorar o desempenho máximo e a dirigibilidade.
O chassi deriva da MotoGP
Derivando diretamente da nova Panigale, o chassi da nova Streetfighter V4 é totalmente novo e quase 1 kg mais leve que o anterior.
O novo quadro dianteiro está mais elástico do que antes, pois melhora a confiança na inclinação e dá maior eficiência em manter a trajetória na curva.
Suspensão dianteira Showa Big Piston totalmente ajustável e mono amortecedor Sachs na V4, contudo, na V4 S vem com suspensão eletrônica Öhlins NIX/TTX.
Mais atrativos para a nova Ducati
Mesmo sem carenagens, as mágicas aerodinâmicas acontecem na nova Ducati Streetfighter V4, pois suas asas geram 17kg de downforce a 270 km/h. Contudo, se quiser andar nessa velocidade com essa moto, fortaleça a musculatura do seu pescoço.
Todo esse desempenho não existiria sem a magia da eletrônica, pois existem quatro modos de pilotagem (Race, Sport, Road, Wet), controle de wheelie, controle de tração, ABS em curvas, controle de derrapagem, controle de largada e quickshifter bidirecional como padrão.
E tem mais, pois o sistema Ducati Vehicle Observer (DVO) vem incluído para estimar a quantidade de intervenções eletrônicas necessárias.
O Race eCBS de cinco níveis, é um sistema de frenagem combinado que pode modular automaticamente a pressão traseira, sem intervenção do piloto.
Um novo painel TFT de 6,9 polegadas que altera as configurações de exibição de acordo com o modo selecionado é a ferramenta para configurar toda essa tecnologia.
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Conforto na Streetfighter V4
Ajustes feitos entre o banco do piloto e o tanque de combustível com 16 litros, facilita a vida de pilotos mais altos, pois melhora o conforto durante frenagens e curvas.
Já para quem fica mais quilômetros em cima da nova Ducati Streetfighter V4, o reposicionamento do guidão e pedais dão mais conforto.
E para atender reclamações do modelo anterior, defletores internos inteligentes, canalizam o ar quente para longe das pernas, pois o acúmulo de calor incomodava.
A nova Ducati Streetfighter V4 chegará aos concessionários em março de 2025. Ambas são oferecidas em configuração monoposto, contudo existe kit de passageiro disponível como acessório.
Streetfighter V4 S
- Cor: Ducati Red com quadro em Urban Grey, rodas pretas e para-lamas dianteiro preto mate
• Principais características de série
- Motor Desmosedici Stradale, 1.103 cc
- Potência máxima de 214 cv às 13.500 rpm
- Torque máximo de 12,2 Kgm às 11.250 rpm
- Peso em ordem de marcha sem combustível: 189 Kg
- ” Front Frame”
- Depósito de alumínio de 16 litros
- Suspensão Eletrónica Ducati (DES) 3.0
- Suspensão dianteira Öhlins NIX-30 com sistema de controle Öhlins Smart EC 3.0
- Amortecedor Öhlins TTX 36 com sistema de controle Öhlins Smart EC 3.0
- Amortecedor de direção Öhlins com sistema de controle Öhlins Smart EC 3.0
- Rodas em alumínio forjado
- Bateria de lítio
- Sistema de freios com pinças monobloco Brembo Hypure™
- Pneus Pirelli Diablo Rosso IV Corsa com 200/60 na traseira
- Asas de configuração biplano e design integrado
- Pacote eletrónico de última geração com Unidade de Medida Inercial de 6 eixos (IMU 6D): eCBS de corrida com funcionalidade de curva; Ducati Traction Control (DTC) DVO; Ducati Slide Control (DSC); Ducati Wheelie Control (DWC) DVO; Ducati Power Launch (DPL) DVO; Ducati Quick Shift (DQS) 2.0; Controle de freio do motor (EBC), Ducati Vehicle Observer (DVO)
- Botões de mudança rápida de nível
- Novo painel de instrumentos TFT completo de 6,9″ com proporção 8:3
- Modos de condução (Race, Sport, Road, Wet)
- Farol full-LED com DRL
- Configuração monoposto, contudo, tem o kit de passageiro como acessório
- Preparação para Ducati Data Logger (DDL) e Ducati Multimedia System (DMS)
Streetfighter V4
• O mesmo equipamento de série que a Streetfighter V4 S, contudo, tem algumas diferenças:
- Peso em ordem de marcha sem combustível: 191 kg
- Forquilha Showa Big Piston Fork (BPF) de 43 mm, pois totalmente ajustável
- Monoamortecedor Sachs, totalmente ajustável
- Amortecedor de direção Sachs
- Rodas de liga leve de cinco raios
- Bateria de chumbo-ácido
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