my25-streetfighter- DESTAQUE
Ducati

Nova Ducati Streetfighter V4 fica mais parecida com a Panigale

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/12/2024
  • Por: Trinity Ronzella

Com mais potência do que nunca, a nova Ducati Streetfighter V4 é uma supernaked derivada da Panigale. Após o domínio quase que total na temporada 2024 do MotoGP, para coroar o ano, a casa de Borgo Panigale lança a nova versão de sua poderosa naked.

Ela é derivada e tão potente quanto, a superbike Panigale recém revelada, pois recebeu eletrônica mais afiada, além de atualização na aerodinâmica, um chassi retrabalhado e ainda mais potência.

A nova Ducati Streetfighter V4 está mais poderosa que nunca! Foto: Divulgação

A Ducati pegou sua moto de pista principal, já na sétima geração, tirou toda sua carenagem e colocou um guidão mais alto. Pronto!

Ela vem em duas versões: V4 e V4 S

São duas opções de modelo, a Streetfighter padrão com valor aproximado de £ 21.295, algo em torno de R$ R$163.000. Já a Streetfighter S, com um “tempero” a mais, sai por por £ 26.195, aproximadamente R$ 200.000 na conversão para a moeda tupiniquim.

Contudo, para não perder o DNA da superbike, a Ducati deixou o mesmo motor Desmosedici Stradale de 1103 cm³ da Panigale na supernaked, quase sem restrições!

VEJA TAMBÉM: Ducati Panigale V4 2025 eleva o nível das superbikes

Se segurar a 270km/h nessa máquina não deve ser fácil. Foto: Divulgação

Ele sofreu um ajuste sutil no design de admissão, pois era necessário otimizar a entrega de potência em toda faixa de rotação.

Então são 214 cv a 13.500 rpm (seis a mais que antes) e 12,1 kgf.m de torque a 11.250 rpm, contudo, ainda tem a opção de ganhar 12 cv com o escape de corrida Akrapovič.

As duas parecem iguais, contudo, existem boas diferenças, inclusive o valor. Foto: Divulgação

O motor da nova Ducati Streetfighter V4

Compatível com Euro5+, compartilha o alternador e a bomba de óleo com a Panigale V4 R e o tambor de engrenagem da Superleggera V4.

Outra novidade são as cornetas de admissão de comprimento variável, pois visa melhorar o desempenho máximo e a dirigibilidade.

Mesmo motor da Panigale – Foto: Divulgação

O chassi deriva da MotoGP

Derivando diretamente da nova Panigale, o chassi da nova Streetfighter V4 é totalmente novo e quase 1 kg mais leve que o anterior.

O novo quadro dianteiro está mais elástico do que antes, pois melhora a confiança na inclinação e dá maior eficiência em manter a trajetória na curva.

Suspensão dianteira Showa Big Piston totalmente ajustável e mono amortecedor Sachs na V4, contudo, na V4 S vem com suspensão eletrônica Öhlins NIX/TTX.

O design dessa nova Streetfighter é irretocável. Foto: Divulgação

Mais atrativos para a nova Ducati

Mesmo sem carenagens, as mágicas aerodinâmicas acontecem na nova Ducati Streetfighter V4, pois suas asas geram 17kg de downforce a  270 km/h. Contudo, se quiser andar nessa velocidade com essa moto, fortaleça a musculatura do seu pescoço.

Todo esse desempenho não existiria sem a magia da eletrônica, pois existem quatro modos de pilotagem (Race, Sport, Road, Wet), controle de wheelie, controle de tração, ABS em curvas, controle de derrapagem, controle de largada e quickshifter bidirecional como padrão.

As asas dão 17kg de força contra o asfalto a 270km/h! Foto: Divulgação

E tem mais, pois o sistema Ducati Vehicle Observer (DVO) vem incluído para estimar a quantidade de intervenções eletrônicas necessárias.

O Race eCBS de cinco níveis, é um sistema de frenagem combinado que pode modular automaticamente a pressão traseira, sem intervenção do piloto.

Um novo painel TFT de 6,9 polegadas que altera as configurações de exibição de acordo com o modo selecionado é a ferramenta para configurar toda essa tecnologia.

LEIA MAIS: Ducati apresenta novas Scrambler 800: Icon Dark e Full Throttle

Foto: Divulgação

Conforto na Streetfighter V4

Ajustes feitos entre o banco do piloto e o tanque de combustível com 16 litros, facilita a vida de pilotos mais altos, pois melhora o conforto durante frenagens e curvas.

Já para quem fica mais quilômetros em cima da nova Ducati Streetfighter V4, o reposicionamento do guidão e pedais dão mais conforto.

E para atender reclamações do modelo anterior, defletores internos inteligentes, canalizam o ar quente para longe das pernas, pois o acúmulo de calor incomodava.

A nova Ducati Streetfighter V4 chegará aos concessionários em março de 2025. Ambas são oferecidas em configuração monoposto, contudo existe kit de passageiro disponível como acessório.

Guidão mais alto, pois melhora o conforto para mais tempo pilotando. Foto: Divulgação

Streetfighter V4 S

  • Cor: Ducati Red com quadro em Urban Grey, rodas pretas e para-lamas dianteiro preto mate

• Principais características de série

  • Motor Desmosedici Stradale, 1.103 cc
  • Potência máxima de 214 cv às 13.500 rpm
  • Torque máximo de 12,2 Kgm às 11.250 rpm
  • Peso em ordem de marcha sem combustível: 189 Kg
  • ” Front Frame”
  • Depósito de alumínio de 16 litros
  • Suspensão Eletrónica Ducati (DES) 3.0
  • Suspensão dianteira Öhlins NIX-30 com sistema de controle Öhlins Smart EC 3.0
  • Amortecedor Öhlins TTX 36 com sistema de controle Öhlins Smart EC 3.0
  • Amortecedor de direção Öhlins com sistema de controle Öhlins Smart EC 3.0
  • Rodas em alumínio forjado
  • Bateria de lítio
  • Sistema de freios com pinças monobloco Brembo Hypure™
  • Pneus Pirelli Diablo Rosso IV Corsa com 200/60 na traseira
  • Asas de configuração biplano e design integrado
  • Pacote eletrónico de última geração com Unidade de Medida Inercial de 6 eixos (IMU 6D): eCBS de corrida com funcionalidade de curva; Ducati Traction Control (DTC) DVO; Ducati Slide Control (DSC); Ducati Wheelie Control (DWC) DVO; Ducati Power Launch (DPL) DVO; Ducati Quick Shift (DQS) 2.0; Controle de freio do motor (EBC), Ducati Vehicle Observer (DVO)
  • Botões de mudança rápida de nível
  • Novo painel de instrumentos TFT completo de 6,9″ com proporção 8:3
  • Modos de condução (Race, Sport, Road, Wet)
  • Farol full-LED com DRL
  • Configuração monoposto, contudo, tem o kit de passageiro como acessório
  • Preparação para Ducati Data Logger (DDL) e Ducati Multimedia System (DMS)

Streetfighter V4

• O mesmo equipamento de série que a Streetfighter V4 S, contudo, tem algumas diferenças:

  • Peso em ordem de marcha sem combustível: 191 kg
  • Forquilha Showa Big Piston Fork (BPF) de 43 mm, pois totalmente ajustável
  • Monoamortecedor Sachs, totalmente ajustável
  • Amortecedor de direção Sachs
  • Rodas de liga leve de cinco raios
  • Bateria de chumbo-ácido

Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado