Lançada em 2015, a Ducati Scrambler marcou a entrada da marca no segmento das motos clássicas, atualizando um estilo em voga nos anos 1960.
De estilo despojado e mecânica básica, a Scrambler tornou-se a moto de entrada para o mundo Ducati, sem perder a exclusividade que a marca italiana representa.

Versão 2025
Apesar de seguir com o design bem próximo do que era, a Ducati atualizou suas linhas mantendo as características que a marcam desde o seu lançamento. Desenho minimalista, sem badulaques ou apliques desnecessários para a sua proposta, ela é uma moto peladona, mas que agora ficou bem melhor de pilotar.

Olhando-a de perto você observa que ela está mais bonita, uma vez montado sobre ela, você nota a diferença na posição do guidão que ficou mais próximo do piloto e um pouco mais baixo. Do mesmo modo, o banco também está mais próximo do chão, são 795 mm, o que facilita apoiar totalmente os pés com a moto parada.

Sendo assim, a ergonomia foi refinada e o encaixe na pilotagem ficou melhor, por sua vez, o banco não é dos mais confortáveis, poderia ser mais macio para rodar mais quilômetros sem cansar.
LEIA MAIS: Shineray fecha trimestre com alta nas vendas e mais lojas

Atualizações
O chassi de treliça tubular foi redesenhado e ficou mais leve, a balança que agora acopla o amortecedor traseiro em posição centralizada também é nova e ajudou a reduzir o peso, então a Scrambler ficou 4 quilos mais leve, cravando 185 quilos na balança, em ordem de marcha. As rodas foram redesenhadas com raios em Y.

O motor também emagreceu, perdeu 2,5 quilos, e recebeu novos componentes, como acelerador eletrônico, controle de tração, embreagem assistida e deslizante e modos de pilotagem. Por sua vez, o competente sistema de freio com pinça radial de 4 pistões na dianteira ganhou ABS cornering.

Veja mais algumas mudanças:
- Tanque de combustível em aço com várias cores de acabamento para customizar
- Iluminação full-LED
- Painel em TFT com conexão Bluetooth
- Maior ângulo de esterço
- Banco redesenhado
- Acelerador eletrônico
- Modos de pilotagem
- Controle de tração
- Quick shifter
Sensação na pilotagem
A Scrambler é uma moto que pode enganar à primeira vista, afinal apesar de ser bonita e chamativa ela parece pacata, mas basta ligar o motor e dar as primeiras aceleradas para você rever o seu conceito e começar a ter certeza que ela é muito divertida.

A adoção do acelerador eletrônico possibilitou afinar as respostas do acelerador com uma eletrônica mais apurada, agora com dois modos de pilotagem que deixaram as respostas mais dóceis na pilotagem urbana, sem perder a capacidade de sedução se você quiser acelerar para valer.

Motor icônico
O motor Desmodue de 803 cm³ da Scrambler Icon 2025 entrega uma potência máxima de 73 cv a 8.250 rpm e um torque máximo de 6,7 kgf.m a 7.000 rpm. Essa combinação proporciona uma pilotagem divertida e responsiva, com torque disponível em baixas e médias rotações, ideal para o trânsito urbano e para estradas sinuosas. A introdução do sistema Ride-by-Wire permite a inclusão de modos de pilotagem (Road e Sport), otimizando a resposta do acelerador para diferentes situações.

O motor empurra para valer e é fácil sentir a frente da moto flutuar se você quiser. As respostas do motor condizem com a capacidade ciclística. O quick shifter ajuda na pilotagem esportiva e seu funcionamento é eficiente, basta encostar no pedal de câmbio que a mágica acontece.

O conjunto de suspensões apesar de ser um pouco rígido, ele permite uma pilotagem descontraída, mas se você quiser vai se divertir pilotando esportivamente. Ela tem excelente capacidade de fazer curvas esse primeiro de uso misto garantem muita aderência. Apesar das Scrambler ter uma proposta voltada também ao off-road, tem suas limitações. A pilotagem de pé não tem uma posição muito engajada para isso.

A Scrambler tem 9 opções de cores e combinações, mas como toda Ducati, tem o preço da exclusividade, seu preço e de R$ 76.990, o que não é pouca grana, mas uma coisa é certa, ela é uma moto divertida.

Especificações Técnicas:
- Motor: Bicilíndrico em L, distribuição desmodrômica com 2 válvulas por cilindro, refrigerado a ar
- Cilindrada: 803 cm³
- Diâmetro x Curso: 88 x 66 mm
- Taxa de Compressão: 11:1
- Potência Máxima: 73 cv (54 kW) a 8.250 rpm
- Torque Máximo: 6,7 kgf.m a 7.000 rpm
- Alimentação: Injeção eletrônica de combustível, corpo do acelerador de 50 mm com sistema Ride-by-Wire
- Escape: Silenciador de aço inoxidável com conversor catalítico e 2 sondas lambda, tubos de escape de alumínio
- Transmissão: 6 velocidades
- Embreagem: Deslizante e multidisco úmida, servo-assistida e com controle hidráulico.
- Quadro: Treliça de aço tubular
- Suspensão Dianteira: Garfo Kayaba invertido de 41 mm, não ajustável
- Suspensão Traseira: Amortecedor Kayaba com pré-carga ajustável
- Freio Dianteiro: Disco único de 330 mm, pinça radial Brembo de 4 pistões com Bosch Cornering ABS
- Freio Traseiro: Disco único de 245 mm, pinça flutuante de 1 pistão com Bosch Cornering ABS.
- Pneu Dianteiro: Pirelli MT 60 RS 110/80 R18
- Pneu Traseiro: Pirelli MT 60 RS 180/55 R17
- Peso Seco: 176 kg
- Altura do Assento: 795 mm (acessórios para 780 mm e 810 mm disponíveis)
- Capacidade do Tanque de Combustível: 14,5 litros
Deixe seu comentário nas redes da MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn