Direto de Borgo Panigale, vem a notícia que a Ducati lança novo motor V2, o mais leve da marca italiana.
Porque insistir no V-Twin de 90°?
Simplesmente por ser o motor que equipou algumas das motos mais icônicas da marca, pois são mais de 400 vitórias e 1000 pódios nos campeonatos reservados às motos derivadas de produção, portanto… tá explicado!
E vai além pois, essa tradição começou com o Pantah e continuou com o Desmodue, Desmoquattro, Testastretta e Superquadro, capisci?
O motor Ducati mais leve da história
Vamos direto ao ponto, pois a Ducati lança um novo motor V2 que é o mais leve da história, pesando 54,5 kg!
Hastes ocas para válvulas de admissão, tratamento DLC no balanceiro e temporização variável das válvulas IVT, são algumas características
As siglas
Tratamento DLC: Diamond-Like Carbon é um revestimento de grande dureza e menor coeficiente de atrito em movimentos repetitivos e resistente a corrosão.
Válvulas IVT: Intake Variable Timing, altera o tempo de abertura das válvulas, melhorando consumo e performance.
O novo motor está mais versátil, pois tem duas configurações, de 115 e 120 cv e características diferentes, mais versátil.
É um V2 criado para aumentar o prazer na condução, pois entrega torque em todas as rotações, contudo, também oferece desempenho esportivo em altas rotações.
Ducati lança novo motor V2
Cumprindo o compromisso com o desenvolvimento, em sete anos a Ducati lançou quatro motores completamente novos: da Desmosedici Stradale ao Superquadro Mono, e do V4 Granturismo a este novo V2.
O novo V2 cumpre a norma Euro5+, tem 890 cc com IVT e forras de alumínio, chegando a pesar até 9,4 kg a menos que os motores mais antigos.
A folga de válvulas é verificada a cada 30.000km, trazendo assim uma economia na manutenção.
Performance e leveza vem de arquitetura moderna e eficiente
Com layout estreito, o V2 a 90° mantém a tradição da marca na personalidade e também, entrega de potência.
Esse novo V2 é versátil demais, pois se adapta perfeitamente a várias motos, devido a seu tamanho e desempenho que oferece. Lembrando que ele oferece duas potências diferentes.
O motor tem duas versões
Na versão mais esportiva de 120 cv com escape de competição a potência máxima aumenta para 126 cv (+6 cv) em 10.000 rpm e o torque para 98 Nm (+5 Nm) em 8.250 rpm, pesando 4,5 kg menos.
Já na versão de 115 cv tem um alternador mais potente, biela reforçada, vem com uma relação mais curta nas duas primeiras marchas para ter mais arranque em subidas mais íngremes com a moto carregada.
Presente nas duas versões, o sensor de batida ou sensor de detonação, tem a função de manter o motor em funcionamento mesmo não usando combustível de altas octanas.
Isso facilita para longas viagens, contudo, como nem todos os lugares tem combustível de alta qualidade disponível, o sensor cuida para tudo funcionar bem.
Outro ponto é o circuito de bypass na admissão, pois ajuda na eficiência da combustão, reduz o consumo e as emissões nocivas, regularizando a entrega de potência.
Motos mais compactas podem surgir, pois o novo V2 tem dimensões reduzidas e a bomba d’água está posicionada na cabeça do cilindro dianteiro. Isso minimiza o número de tubos de borracha expostos, melhorando a aparência inclusive.
O novo bicilíndrico está equipado com um permutador de calor água/óleo posicionado no meio do V dos cilindros, pois isso permite a eliminação do radiador de óleo, reduzindo o tamanho e o peso.
A caixa de câmbio está equipada com o Ducati Quick Shift (DQS) 2.0, pois é o mesmo que equipa a nova Panigale V4.
Lançamento das novas motos com o V2
No dia 05 de novembro as 18h00 serão divulgadas as novas motos equipadas com o novo V2, pois acompanhe no Ducati World Première.
Principais dados técnicos do V2
- Motor bicilíndrico em V a 90°de 890 cc
- Peso 54,5 kg
- Distribuição acionada por corrente com dupla árvore de cames à cabeça, regulação variável das válvulas IVT na admissão, 4 válvulas por cilindro. Válvulas de admissão de haste oca de 38,2 mm, válvulas de escape de 30,5 mm.
- Diâmetro x curso 96 x 61,5 mm
- Taxa de compressão 13,1:1
- Potência máxima de 120 cv a 10.750 rpm – 126 cv com escape de competição e torque máximo de 93,3 Nm a 8.250 rpm
- Versão com alternador mais potente e relações mais curtas para as duas primeiras velocidades, potência máxima de 115,6 cv a 10.750 rpm e torque máximo de 92,1 Nm a 8.250 rpm
- Forro do cilindro de alumínio
- Homologação Euro 5+
- Embreagem multidisco banhada em óleo, servoassistida e com função anti-salto
- Lubrificação semi-seca do cárter com bomba de pressão e bomba de remoção
- Caixa de seis velocidades com opção de montagem do Ducati Quick Shift (DQS) 3.0
- Troca de óleo programada aos 15.000 km
- Verificação e eventual ajuste da folga da válvula programada aos 30.000 km
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