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Ducati Diavel V4: a muscle bike que redefine o segmento

8 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/11/2024
  • Por: Alexandre Nogueira

A Ducati Diavel V4 é uma motocicleta que combina o estilo imponente de uma cruiser com a performance de uma superesportiva, resultando em uma experiência de pilotagem única e emocionante.

Lançada em 2022, a Diavel V4 rapidamente se tornou um ícone no mundo das duas rodas, conquistando tanto os fãs da marca quanto os entusiastas de motocicletas em geral.

Ducati Diavel V4: Visual arrebatador – foto: Gustavo Epifanio

O que torna a Diavel V4 tão especial?

A Ducati Diavel sempre desafiou as convenções. Desde seu lançamento, ela se recusou a ser encaixada em uma única categoria. É cruiser? Muscle bike? Esportiva? A resposta é: um pouco de tudo. Essa mistura única de estilos é o que a torna tão especial.

Ducati Diavel V4 tem frente imponente – foto: Gustavo Epifanio

Com a Diavel V4, a Ducati elevou essa fórmula a um novo patamar. O motor V4 Granturismo, compartilhado com a Multistrada V4, injeta na Diavel uma dose extra de potência e sofisticação. Acelerações brutais e um ronco inconfundível são a marca registrada desse propulsor.

A Diavel V4 não é apenas uma evolução, mas uma revolução. Enquanto a Yamaha V-Max focou no desempenho em linha reta, a Ducati Diavel sempre buscou um equilíbrio entre potência e agilidade. A geometria esportiva e o peso reduzido da Diavel V4 a tornam uma moto capaz de enfrentar qualquer curva com confiança, mas não como uma pura esportiva. A postura de pilotagem é confortável, tanto para o piloto quanto para a garupa, convidando a encarar longas jornadas sem abrir mão da esportividade.

Ducati Diavel V4: lanterna traseira com 112 LEDS – foto: Gustavo Epifanio

Um novo coração pulsante

A Diavel V4, com seus 168 cv, pode parecer uma evolução discreta em relação à Diavel 1260. No entanto, a mudança do V-twin para o V4 representa muito mais do que um simples aumento de potência. O motor V4 Granturismo, compartilhado com a Multistrada V4, traz à Diavel uma nova alma. Embora a potência máxima seja ligeiramente superior à do V-twin, o torque máximo do V4 é ligeiramente inferior.

Mas não se engane, pois a entrega de potência do V4 é mais linear e progressiva, oferecendo uma experiência de aceleração mais suave e emocionante. A faixa de rotação mais alta e a sonoridade característica do V4 proporcionam uma experiência sensorial única. É simplesmente incrível enrolar o cabo e sentir a Diavel V4 disparar como um foguete, principalmente no modo “Sport”.

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Ducati Diavel V4. motorzão V4 empurra forte – foto: Gustavo Epifanio

Tecnologia a serviço da pilotagem

A Ducati Diavel V4 oferece uma experiência de pilotagem personalizada através de seus quatro modos de pilotagem: Sport, Touring, Urban e Wet. Cada modo ajusta a entrega de potência, a resposta do acelerador e a atuação dos sistemas eletrônicos de assistência, como controle de tração e ABS, para se adaptar a diferentes condições e estilos de pilotagem.

No modo Sport, a Diavel revela sua verdadeira natureza: uma fera de asfalto. Toda a potência e o torque estão à disposição do piloto, proporcionando uma experiência emocionante e esportiva. Já no modo Touring, a entrega de potência é mais suave, ideal para longas viagens e cruzeiros relaxantes.

Ducati Diavel V4: painel TFT é um show a parte – foto: Gustavo Epifanio

Os modos Urban e Wet são perfeitos para o dia a dia e condições climáticas adversas. Com a potência limitada a 115 cv, esses modos oferecem maior controle e segurança, tornando a Diavel uma moto mais dócil e fácil de pilotar. No entanto, não se deixe enganar pela aparente docilidade: a Diavel V4 continua sendo uma moto poderosa e emocionante, mesmo nos modos mais suaves.

Ducati Diavel V4: tecnologia de última geração – foto: Gustavo Epifanio

A personalização dos modos de pilotagem é outro ponto forte da Diavel V4. O piloto pode ajustar a intensidade do controle de tração, a resposta do acelerador e outros parâmetros para criar uma configuração única e personalizada. Isso significa que a Diavel V4 pode se adaptar a qualquer estilo de pilotagem e a qualquer condição de estrada.

Além dos modos de pilotagem adaptáveis, o pacote de tecnologia de auxílios ao piloto incluem também o controle de tração e o ABS sensíveis à inclinação, o quickshifter bidirecional e o sistema de desativação de cilindros. Essa combinação de potência e tecnologia permite que o piloto personalize a moto de acordo com suas preferências, sua experiência e as condições da estrada.

Ducati Diavel V4: configurações eletrônicas de fácil acesso – foto: Gustavo Epifanio

Chassi leve e ágil

A Ducati Diavel V4 apresenta um chassi monocoque em alumínio totalmente redesenhado, que utiliza o motor V4 como elemento estrutural, contribuindo para uma moto mais leve, compacta e com maior rigidez torcional. Essa solução inovadora permitiu uma redução de peso de 4,7 kg em relação a um chassi tubular tradicional. Combinado com o motor V4, que é 5 kg mais leve que o V-twin anterior, e um subquadro 2,4 kg mais leve, o resultado é uma moto mais ágil e responsiva.

Suspensão refinada para um equilíbrio perfeito

A suspensão da Diavel V4 é composta por garfos invertidos de 50 mm e um monoamortecedor traseiro, oferecendo um equilíbrio ideal entre conforto e desempenho. Embora a Ducati não tenha divulgado os fabricantes dos componentes, a expectativa é que uma versão “S” com suspensão Ohlins e ajuste eletrônico seja lançada em breve, elevando ainda mais o nível de sofisticação da moto. O curso da suspensão traseira foi aumentado em 15 mm em relação à Diavel 1260, proporcionando maior conforto em diferentes tipos de terreno, além de melhor performance nas estradas com a garupa.

Ducati Diavel V4: suspensões multiajustáveis – foto: Gustavo Epifanio

A Diavel V4 está equipada com pneus Pirelli Diablo Rosso III, um 120 dianteiro e um imponente 240 traseiro, que não só confere um visual marcante à moto, mas também garante excelente tração e aceleração. A Ducati afirma que essa combinação permite que a Diavel V4 acelere de 0 a 100 km/h em menos de três segundos.

Ducati Diavel V4: suspensão traseira monobraço – foto: Gustavo Epifanio

Conforto e conveniência para longas jornadas

A Ducati Diavel V4 surpreende pelo conforto oferecido, especialmente em relação aos modelos anteriores. O assento, com apenas 790 mm de altura em relação ao solo, proporciona fácil acesso para pilotos de diferentes alturas e aumenta a confiança ao parar a moto. Afinal, são 240 kg de peso com o tanque de combustível cheio.

A conectividade Bluetooth e o painel TFT de 5 polegadas permitem que o piloto conecte seu smartphone e tenha acesso a diversas funções, como navegação, música e chamadas telefônicas. O tanque de combustível de 20 litros, combinado com um consumo médio de 44,1 mpg (milhas por galão), proporciona uma autonomia de aproximadamente 200 milhas, o que torna a Diavel V4 ideal para longas viagens.

Ducati Diavel V4: assento amplo e confortável – foto: Gustavo Epifanio

Sistema de freios topo de linha

Equipada com as renomadas pinças Brembo Stylema, conhecidas por sua alta performance e modulação precisa, a Diavel V4 garante frenagens potentes e inspira confiança em qualquer situação. Os discos dianteiros duplos de 330 mm, combinados com o sistema ABS Cornering, proporcionam uma desaceleração excepcional, permitindo que a moto pare com a mesma eficiência de uma superesportiva, principalmente depois de aquecidos. A IMU de seis eixos integrada otimiza a frenagem em curvas, evitando que a roda traseira derrape e garantindo maior segurança e estabilidade. Na traseira, uma pinça Brembo de 2 pistões completa o conjunto de freios, oferecendo uma frenagem progressiva e controlada.

Ducati Diavel V4: freios Brembo Stylema – foto: Gustavo Epifanio

Conclusão mais que positiva

Já tive a oportunidade de testar a Diavel V-twin, e ela é com toda certeza uma moto excepcional. No entanto, a Diavel V4 superou todas as minhas expectativas, pois ela representa um salto quântico em termos de manobrabilidade e frenagem, proporcionando muito prazer na tocada.

Ducati Diavel V4: alta performance – foto: Gustavo Epifanio

A Diavel V4 se destaca pelo seu manuseio mais leve e intuitivo, tanto em baixas velocidades quanto em alta performance. A moto se sente mais ágil e responsiva, permitindo curvas mais inclinadas e uma experiência de pilotagem mais esportiva. Mas vale lembrar que ela não tem o desempenho em curvas como as superbikes, pois a frente é “cabeçuda”, ou seja, ela tende a levantar no meio da curva, então é preciso mostrar a ela quem é que manda. É bem semelhante a Yamaha MT-09, que também quer levantar “a cabeça” nas curvas, por isso é preciso domá-la com mais firmeza.

Ducati Diavel V4 garante tocada esportiva com conforto – foto: Gustavo Epifanio

Os freios Brembo proporcionam uma frenagem potente e inspiradora de confiança, permitindo desacelerar a moto com precisão e segurança. O painel de instrumentos TFT é moderno e intuitivo, oferecendo informações claras e completas ao piloto. O design da Diavel V4 é uma evolução natural do modelo anterior, com linhas mais fluidas e um visual ainda mais imponente. Os quatro escapes e a roda traseira de 240 mm são elementos que conferem à moto um visual único e marcante.

Ducati Diavel V4: estradas é o seu habitat – foto: Gustavo Epifanio

A Diavel V4 é uma moto extremamente versátil, que combina o conforto de uma cruiser com o desempenho de uma esportiva. A posição de pilotagem é ergonômica e relaxante, ideal para longas jornadas, enquanto o motor V4 garante acelerações emocionantes e uma experiência de pilotagem inesquecível.

Ducati Diavel V4: conforto para longas jornadas – foto: Gustavo Epifanio

O único ponto a se considerar é o preço de R$ 150.000, que é elevado. No entanto, a Diavel V4 é uma moto premium que oferece um nível de desempenho e sofisticação incomparável. Para quem busca uma moto exclusiva e com um design atemporal, o investimento vale a pena. Eu quero uma vermelha.

E você, o que acha da Ducati Diavel V4?

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