A Yamaha venceu pela terceira vez consecutiva as 8 Horas de Suzuka, tradicional prova de longa duração realizada no Japão. Com a vitória, os pilotos Katsuyuki Nakasuga, Alex Lowers e Michael van der Mark, ao guidão da YZF-R1, levaram a marca japonesa ao pódio e ao título mundial de construtores do EWC (Endurance World Championship), à frente de Kawasaki e BMW, segundo e terceiro lugar, respectivamente.
A vitória foi especial para Nakasuga, que se tornou o primeiro piloto japonês a vencer três edições seguidas da prova. Na classificação final entre os pilotos, pódio exclusivamente europeu com os franceses Ethienne Masson e Vincent Philippe – ambos com motos Suzuki – em primeiro e segundo lugar. Em terceiro, ficou o italiano Niccolò Canepa, piloto da Yamaha.
Neste ano, o Campeonato Mundial de Endurance contou com provas tradicionais no calendário. Além das 8 Horas de Suzuka, o calendário trouxe as 24 Horas de Le Mans e Bold’Or, realizadas na França, a 8 Horas de Oschersleben (Alemanha) e as 8 Horas da Eslováquia.