A marca italiana SWM – que recentemente começou a importar motos para o Brasil – está cada vez mais empenhada em se tornar referência em modelos off-road. E, para isso, nada como investir na mais tradicional das provas do segmento: o Rally Dakar. De acordo com a imprensa internacional, a SWM está trabalhando em um protótipo para competir mais difícil do mundo, que já poderá aparecer na edição 2019, disputado unicamente no Peru.
Desenvolvida pela subsidiária espanhola da marca, a moto, cujas primeiras imagens já apareceram, será pilotada por David Guardiola, veterano que acumula participações em provas de motocross no país e é feita com base na RS 500 R de enduro. Entre as modificações, estão relação maior, escape Arrow, assento especial, disco de freio dianteiro sobredimensionado e um tanque com mais capacidade. A bolha dianteira e outras partes foram feitas pela PKL Racing.
Por enquanto, ainda não foi divulgadas quais as mudanças foram feitas no motor monocilíndrico de 501 cm³ de arrefecimento misto entre água e ar, cuja potência máxima é de 51,6 cv. Feita com base nas motos antigas da Husqvarna, na época que a marca pertencia à BMW, a RS 500 R em sua versão original, é um dos modelos que estão disponíveis aqui no Brasil trazidos pela Muteki pelo preço sugerido de R$ 36 000.