Romano Fenati, ex-piloto da Marinelli Snipers Team vai se aposentar do motociclismo, segundo informações do jornal italiano La Repubblica e do britânico Independent. “Acabou pra mim no mundo das motos. Eu não vou correr de novo. Eu estava errado, é verdade, e peço desculpas a todos”. O italiano apertou deliberadamente o manete do freio dianteiro do rival e patrício Stefano Manzi, da Forward Racing, na prova de Moto2 que fazia parte do GP de San Marino, realizado no último domingo, dia 09.
Deixar as corridas pode não ser somente uma opção para o piloto, mas sim um fim inevitável. Sua atitude lhe custou a posição na equipe, que encerrou o contrato com ele e ainda rendeu uma suspensão pela Federação Italiana de Motociclismo, pelo menos até daqui a dois dias, quando uma audiência irá conferir o parecer definitivo.
Veja também:
Dovizioso vence e muda classificação geral da MotoGP
Chuva cancela MotoGP na Inglaterra
Brasileiro Eric Granado está fora da equipe Forward de Moto2
Segundo nota publicada no site oficial da entidade, “Considerando a gravidade dos fatos, o pedido da Procuradoria Federal foi plenamente aceito e, assim, o Tribunal Federal, ordenou para Romano Fenati a suspensão de todas as atividades desportivas com a retirada de sua licença de piloto de motovelocidade até sua audiência, em 14 de setembro, onde poderá estar acompanhado de um advogado”.
Fenati se defende
Embora ainda possa apelar perante a federação de sua terra natal, Romano Fenati ainda pode ser penalizado de maneira mais severa. Na tarde de ontem, o piloto foi convocado a comparecer na sede da FIM, a Federação Internacional de Motociclismo, em Mies, na Suíça para se explicar sobre o ocorrido. A entidade ainda não revelou quando Fenati terá de comparecer ao local.
Em sua defesa, Fenati disse ter sido provocado e atacado por Manzi em diversas ocasiões, inclusive na mesma corrida do incidente. “Você quer ver meu macacão e meu capacete? Tem uma longa faixa preta feita pelo pneu do Manzi. Ele me atacou três vezes e poderia ter me matado também. Então eu pensei ‘vou fazer a mesma coisa. Mostrar que eu também posso ser mal pra ver se você finalmente entende o que isso significa’”, disse o italiano que jurou não ter a intenção de machucar ningém.
Em seu site, Romano Fenati publicou um pedido oficial de desculpas, onde mencionou seu temperamento impulsivo e que agora terá tempo para refletir sobre o ocorrido. “É verdade, infelizmente eu tenho um caráter impulsivo, mas minha intenção certamente não era machucar um piloto como eu, mas eu queria fazê-lo entender que o que ele estava fazendo era perigoso. Eu não quero me justificar, sei que meu gesto não é justificável, só quero pedir desculpas a todos. Agora terei tempo para refletir e esclarecer minhas idéias” finalizou. Stefano Manzi, da Forward ainda não se pronunciou sobre as declarações de seu compatriota.
Fotos: Reprodução Twitter