Rigor Rico, piloto da Pro Tork KTM Racing, vai à Europa para disputar a 3ª etapa do Portugal Hard Enduro Series neste domingo, em Valongo, como preparação para o Mundial da modalidade, que se inicia em maio, também em solo lusitano.
A prova acontece em Valongo, a apenas 16 quilômetros de Porto, no Norte do país. O trajeto é caracterizado por inúmeros obstáculos e pedras, e por conta das chuvas que vem atingindo a região nos últimos dias ele pode ficar bastante escorregadio. Já o primeiro encontro válido pelo Mundial será o 16º Extreme XL de Lagares, de 8 a 10 de maio na cidade do Porto. A prova deve reunir cerca de 400 atletas.
Veja também:
Mundial de Superbike começa neste fim de semana
Pro Tork mantém subsidio a inscrições em competições
MotoGP: KTM apresenta RC16 Factory e Tech 3
Rico comenta que a competição lusitana é muito forte e reúne alguns dos melhores atletas do mundo. “Vou embalado pelo sucesso no Latino, disputado no Peru, e por tudo o que aprendi lá. Meu objetivo é conhecer bem o terreno, acertar a moto e brigar pela vitória”, destacou o piloto de 29 anos.
Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, Rigor Rico disputou o Campeonato Latino-Americano de Hard Enduro e o El Inka, uma das mais tradicionais provas da modalidade, em Lima, no Peru. No primeiro dia de prova, quando foi realizado o prólogo, o piloto da Pro Tork KTM Racing imprimiu um ritmo forte, chegando a andar na terceira colocação, mas cometeu alguns erros e terminou o dia na sétima posição.
Já no segundo dia da prova ele passou por um Hard Enduro de 100 quilômetros repleto de pedras, areia e poeira. O piloto aproveitou que esta é sua sua especialidade e finalizou a disputa na quarta colocação. No último dia de provas, os participantes percorreram um percurso natural de 3 quilômetros por 2h30, e Rico manteve sua colocação, fechando o El Inka na quarta colocação. Já no Latino Americano, ficou em segundo, atrás apenas do chileno Benjamin Herrera.
“Foi um evento e tanto, uma das provas mais desgastantes que já participei. Fora o percurso extremamente desafiador, o clima seco tornou tudo mais difícil. Estou muito feliz, o balanço foi ótimo. Foi uma experiência única andar entre nomes tão experientes, aprendi muito e estou pronto para evoluir mais.”, disse.