No final do mês de junho a Pirelli anunciou que se tornará a fornecedora de pneus para Moto2 e Moto3 a partir de 2024. A fabricante italiana vai assumir o posto que atualmente pertence aos ingleses da Dunlop, cujo contrato se encerra no final desta temporada, e firma acordo com a Dorna, organizadora do Mundial de Motovelocidade, válido por três temporadas, ou seja, até o final de 2026.
A Pirelli chega ao Mundial de Motovelocidade levando sua ampla expertise obtida em seus 20 anos de parceria com o Mundial de Superbikes (WorldSBK). A empresa fornecerá para as classes de acesso à MotoGP seus pneus slick Diablo Superbike, refletindo uma escolha alinhada com a filosofia da Pirelli “Vendemos o que corremos, corremos com o que vendemos”.
Com este acordo, Moto2 e Moto3 se tornarão um importante motor para o aprimoramento da marca Pirelli em termos de crescimento comercial e desenvolvimento tecnológico. O paddock da MotoGP oferece o melhor laboratório de corridas sobre duas rodas, garantindo que o esporte continue a impulsionar a inovação em segurança, desempenho e sustentabilidade que alcança clientes reais nas ruas.
LEIA MAIS:
- Veja as 20 motos mais emplacadas no 1º semestre de 2023
- Velocette, uma moto de coleção customizada
- Pneu off-road: o que é e para que serve? Conheça seus tipos e designs
O acordo também se estende por todo o programa Road to MotoGP, já que a Pirelli é a fornecedora oficial e exclusiva de pneus para o Campeonato Mundial Finetwork FIM JuniorGP, da Idemitsu Asia Talent Cup, da Northern Talent Cup e da Red Bull MotoGP Rookies Cup, juntando-se ao seu compromisso estabelecido com a FIM MiniGP World Series. O Road to MotoGP é uma iniciativa global de promoção de talentos que abre portas e amplia o acesso às corridas de motocicletas em todo o mundo.
Com a palavra, os comandantes de Pirelli e da Dorna Sports, entidade organizadora do Mundial de Motovelocidade:
Aldo Nicotera, vice-presidente sênior e head de Moto e Ciclismo da Pirelli
“Estamos orgulhosos que a Dorna nos escolheu para nos tornarmos o novo fornecedor para a Moto2 e Moto3 nas próximas três temporadas. Este é mais um reconhecimento da nossa autoridade no motorsport e também um sinal claro de apreço pelo trabalho que realizamos no Campeonato Mundial de Superbike há 20 anos. Com este novo contrato de fornecimento, vamos acompanhar os jovens aspirantes do motociclismo às principais competições, WorldSBK e MotoGP. E, fiéis à filosofia que nos distingue há anos, faremos isso continuando a usar produtos padrão que estão à venda no mercado e disponíveis para compra para todos os motociclistas.”
Carlos Ezpeleta, diretor esportivo da Dorna Sports, organizadora do Mundial de Motovelocidade
“Estamos muito felizes em receber a Pirelli no paddock, como a única fornecedora de pneus para a Moto2 e a Moto3. Estes campeonatos são o melhor exemplo no motorsport de categorias de entrada fortes que também se destacam como competições de alto nível, em termos de seu valor esportivo e comercial. Então, estamos muito felizes por ter visto um nível tão alto de interesse da Pirelli e por poder concretizarmos esse acordo. Dar as boas-vindas a um novo parceiro também destaca as fortes conexões e relacionamentos do nosso esporte com a indústria, e estamos muito ansiosos para trabalhar com a Pirelli em várias áreas, incluindo desempenho, relevância nas pistas e, claro, sustentabilidade.