O brasileiro Rafael Paschoalin mostrou mais uma vez sua vocação para as corridas de rua ao terminar uma das provas de motociclismo mais difíceis do mundo: a subida de Pikes Peak, disputada em Colorado Springs, nos Estados Unidos. Após superar muito frio e até neve, o piloto completou a subida em terceiro lugar na categoria middleweight (peso médio) e em 27º na classificação geral. Tudo isso a bordo de uma Yamaha MT-09 especialmente modificada.
“Obrigado amigos, família, patrocinadores e todos que torceram por mim. Eu realmente me sinto abençoado por ter essa oportunidade de viver empenhado atrás de sonhos malucos e objetivos insanos. Hoje não foi um bom dia, mas diante de todos os problemas que tivemos, estar no topo da montanha são e salvo é o que importa!”, comentou o piloto em seu perfil no Instagram.
Esta foi terceira participação de Paschoalin em Pikes Peak, mas a primeira com a MT-09, sendo que nos outros anos competiu com outro modelo da família de nakeds, a MT-07. Entre as motos, a melhor classificada foi a Multistrada 1260 Pike Peak de Carlin Dunne. “Conseguimos! A Multistrada 1260 Pikes Peak provou ser tão incrível quanto todos nós esperávamos. O desempenho dela foi perfeito, me dando tudo que eu precisava para subir a montanha. Pikes Peak nunca é uma corrida fácil, mas o tempo colaborou e conseguimos a vitória para a Ducati”, comentou o piloto norte-americano, quatro vezes vencedor da prova.
Com a vitória na competição nova Multistrada faz jus à versão Pikes Peak: no ano passado, durante o EICMA, o Salão de Milão, a Ducati revelou a atualização da Multistrada com o motor de 1 262 cm³ da XDiavel. O motor é capaz de gerar até 158 cv de potência máxima a 9.750 rpm, enquanto o torque máximo é de 13.2 kgf.m a 7.500 rpm.Outros itens incluem Unidade de Medida Inercial (IMU), freios ABS de atuação em curvas, controles de tração e wheeling e o VHC (Vehicle Hold Control), que quando ativado, aciona automaticamente o freio traseiro para segurar a moto, enquanto o piloto pode focar no câmbio e na aceleração, algo bastante útil em aclives. Soma-se ainda o câmbio assistido quickshift, para subir e descer marchas sem acionar a embreagem, a suspensão semi-ativa Skyhook e um belo painel colorido TFT. A Pikes Peak ainda inclui a pintura especial tricolor, várias partes em fibra de carbono, escape Termignoni e faróis de LED responsivos para curvas.
Fotos: Larry Chen / reprodução Facebook e Ducati