Jorge Martin é o atual campeão da MotoGP; categoria corre no Brasil em 2026
Competições

MotoGP volta ao Brasil a partir de 2026; corrida será em Goiânia

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 12/12/2024
  • Atualizado: 13/12/2024 às 6:45
  • Por: Willian Teixeira

Após mais de 20 anos de ausência, a MotoGP está confirmada para voltar ao Brasil em março de 2026. O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, será o palco da volta ao país do principal campeonato de motovelocidade do mundo.

O circuito, que já sediou provas entre 1987 e 1989, passará por uma modernização, visando atender aos padrões da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

Jorge Martin é o atual campeão da MotoGP; categoria corre no Brasil em 2026 (Foto: Arquivo)

As obras, previstas para iniciar em janeiro de 2025, incluirão melhorias no traçado, ampliação das áreas de escape e modernização de estruturas como o centro médico e camarotes. Estima-se um investimento de R$ 50 milhões.

VEJA TAMBÉM: Ducati domina MotoGP em 2024 e fatura 3º título consecutivo

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, junto a Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports (entidade organizadora da MotoGP), e Alan Adler, CEO da Brasil Motorsport, lideraram o anúncio oficial em um evento no Centro Cultural Oscar Niemeyer realizado nesta quinta-feira, 12 de dezembro.

MotoGP terá etapas em Goiânia por pelo menos cinco anos (Foto: Divulgação)

Detalhes sobre a MotoGP no Brasil

O contrato prevê que Goiânia receberá a MotoGP por pelo menos cinco anos, com a expectativa de atrair mais de 150 mil pessoas por etapa e gerar um impacto econômico de aproximadamente R$ 1 bilhão para o estado. Projeções indicam que o circuito poderá ser um dos mais rápidos da MotoGP, com velocidades superiores a 350 km/h.

LEIA MAIS: Toprak Razgatlioglu conquista WorldSBK com a BMW M 1000 RR

Eric Granado, piloto brasileiro que compete na MotoE, classe de motos elétricas do Mundial de Motovelocidade, destacou o potencial do autódromo para a motovelocidade: “Goiânia possui o melhor autódromo brasileiro. Vai ser um show!”. Já Diogo Moreira, eleito estreante do ano na última temporada da Moto2, acredita que a etapa impulsionará o desenvolvimento de novos talentos no motociclismo nacional.

Eric Granado em ação pelo SuperBike Brasil em Goiânia (Foto: Mundo Press/Arquivo)

A última vez que o Brasil recebeu a MotoGP foi em 2004, no Rio de Janeiro, em Jacarepaguá. Segundo Ezpeleta, o Brasil sempre teve uma torcida apaixonada. Além disso, o executivo afirma que o país será um importante pilar para o crescimento do público da MotoGP. A Dorna, organizadora do Mundial de Motovelocidade, destaca que a categoria atingiu a marca de três milhões de espectadores em 2024.

Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado