Os italianos fizeram a festa em casa neste fim de semana durante o Grande Prêmio da Itália, a sexta etapa do Mundial de Motovelocidade, que teve direito a dobradinha da Ducati no pódio em primeiro e segundo lugar com Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso, respectivamente. O terceiro lugar ficou com Valentino Rossi da Yamaha.
“Estou muito feliz! Ontem, eu disse que vencer em Mugello com a Ducati era um sonho pra mim e esse sonho se tornou realidade”, disse o piloto espanhol, que cravou sua primeira vitória competindo pela Ducati, onde está desde o ano passado. “É uma das vitórias mais importantes da minha carreira. Tenho passado por alguns momentos difíceis, mas sempre acreditei que conseguiria”, completou Jorge Lorenzo.
O fim de semana não havia começado bem para a Ducati. Michelle Pirro, piloto de teste da marca sofreu um grave acidente ao perder o controle da moto durante uma frenagem na primeira seção dos treinos livres da sexta-feira e chegou a ser arremessado de sua DesmosediciGP. Felizmente, ele sofreu apenas uma concussão e teve o ombro direito deslocado. O fim de semana também foi desastroso para a Honda, que sofreu com as quedas de Dani Pedrosa e Marc Márquez. Enquano o primeiro caiu logo na primeira volta e abandonou a prova, o segundo conseguiu se recuperar e voltar para a pista, mas terminou em décimo sexto lugar.
A próxima etapa do Mundial de Motovelocidade acontece na regão espanhola da Catalunha, em 17 de junho. Veja abaixo como está a classificação geral depois do GP de Mugello:
- Marc Márquez / Honda – 95 pontos
- Valentino Rossi / Yamaha – 72 pontos
- Maverick Viñales / Yamaha – 67 pontos
- Andrea Dovizioso / Ducati – 66 pontos
- Johann Zarco / Yamaha Tech 3 (satélite) – 64 pontos
- Danilo Petrucci / Ducati Pramac (satélite) – 63 pontos
- Andrea Iannone / Suzuki – 60 pontos
- Cal Crutchlow / LCR Honda (satélite) – 56 pontos
- Jack Miller / Ducati Pramac (satélite) – 49 pontos
- Jorge Lorenzo / Ducati – 41 pontos