Jorge Lorenzo voltará a disputar uma prova da MotoGP pouco tempo depois de sua curta aposentadoria. O piloto espanhol, que anunciou sua retirada das pistas no final do ano passado quando estava na Honda, voltou ao certame em 2020 como piloto de testes da Yamaha.
Veja também:
WSBK: rodada do Catar é adiada por causa do coronavírus
Triumph Rocket 3 estabelece novo recorde de arrancada
Honda CB 500F e CB 500X diminuem similaridades
Lorenzo já teve a chance de pilotar novamente uma Yamaha YZF-M1 (a do ano passado) nos treinos na Malásia em fevereiro, período de testes oficiais da MotoGP em Sepang.
Agora, a equipe de Iwata confirmou o piloto como wildcard para o GP da Catalunha, que será realizado dia 7 de junho no circuito de Montmeló, em Barcelona, fazendo companhia aos titulares da temporada, Valentino Rossi e Maverick Viñales.
Back in the saddle again 💪@lorenzo99 will be riding aboard the Yamaha YZR-M1 as a @MotoGP Wild Card at the Catalunya GP 🤩#MonsterYamaha | #MotoGP | #CatalanGP pic.twitter.com/N7DgXV18rN
— Monster Energy Yamaha MotoGP (@YamahaMotoGP) March 5, 2020
Calendário da MotoGP é confirmado
Após incertezas em relação as duas primeiras etapas por causa do coronavírus, a temporada 2020 da MotoGP teve seu início confirmado. O Mundial de Motovelocidade terá seu início neste final de semana no Catar. Apenas a MotoGP não competirá em Doha por causa do surto do COVID-19. Moto3 e Moto2 terão suas provas normalmente no circuito de Losail.
Com o cancelamento do GP do Catar, a categoria rainha do Mundial de Motovelocidade terá apenas 19 provas em 2020. O campeonato vai começar em 5 de abril com o GP das Américas, em Austin, nos Estados Unidos.
Previsto para ser a segunda etapa da temporada, o GP da Tailândia foi remanejado para o dia 4 de outubro, uma semana depois do GP de Aragón, que foi antecipado e será realizado em 27 de setembro.
A principal novidade da temporada é o GP da Finlândia, marcado para 12 de junho em Kymiying. O país não sediava uma prova da categoria desde 1982.
Veja como ficou o calendário da temporada 2020 da MotoGP:
8 de março – GP do Catar (apenas Moto2 e Moto3) – Losail
5 de abril – GP das Américas – Circuito das Américas
19 de abril – GP da Argentina – Termas de Río Hondo
3 de maio – GP da Espanha – Jerez
17 de maio – GP da França – Le Mans
31 de maio – GP da Itália – Mugello
7 de junho – GP da Catalunha – Barcelona
21 de junho – GP da Alemanha – Sachsenring
28 de junho – GP da Holanda – Assen
12 de julho – GP da Finlândia – KymiRing
9 de agosto – GP da República Tcheca – Brno
16 de agosto – GP da Áustria – Red Bull Ring
30 de agosto – GP da Inglaterra – Silverstone
13 de setembro – GP de San Marino – Misano
27 de setembro – GP de Aragón – MotorLand
4 de outubro – GP da Tailândia – Chang
18 de outubro – GP do Japão – Motegi
25 de outubro – GP da Austrália – Philip Island
1 de novembro – GP da Malásia – Sepang
15 de novembro – GP de Valência – Ricardo Tormo
Temporada 2020 é da Fox Sports
A Fox Sports é a nova casa do Mundial de Motovelocidade. O canal transmitirá, com exclusividade para a TV fechada, a temporada 2020 do campeonato após um acordo com a Rio Motorsport, o grupo que vai construir o novo autódromo do Rio de Janeiro.
Além da categoria rainha do Mundial de Motovelocidade, os canais também vão transmitir as provas da Moto2 e Moto3, categorias de acesso para a MotoGP, e a MotoE, que é disputada por motos elétricas e tem participação do brasileiro Eric Granado.
No comunicado, a emissora não informa qual será a equipe responsável pelas transmissões, que começam neste domingo, a partir das 10h20 (de Brasília), com as etapadas da Moto2 e da Moto3 no Catar, a . Já a MotoGP terá sua primeira corrida disputada em Austin (Texas), dia 5 de abril.