Uma semana após a realização do Grande Prêmio de San Marino e da Riviera de Rimini, disputado no Misano World Circuit Marco Simoncelli, na Itália, o Mundial de Motovelocidade desembarca na Espanha para a 13ª etapa do campeonato, no circuito MotorLand, em Aragón.
A pista espanhola recebe a modalidade pela 10ª vez. E por lá, os pilotos da casa possuem amplo domínio. De nove corridas disputadas, Marc Marquez venceu quatro, Jorge Lorenzo e o “intruso” Casey Stoner tem duas vitórias, enquanto Dani Pedrosa soma um triunfo em Aragón.
Veja também:
Programação para o GP de Aragón de Motovelocidade
KTM antecipa saída de Zarco. Kallio assume o posto
Rossi realiza sonho da juventude e vai a Misano de moto
O piloto com mais pódios é Jorge Lorenzo, que por sete vezes terminou entre os três primeiros na pista espanhola, seguido por Dani Pedrosa (5), Marc Márquez (4), Valentino Rossi (3), Andrea Dovizioso e Casey Stoner, ambos com dois.
Quando o assunto é largar na frente, é só chamar Marc Márquez. O espanhol da Honda tem quatro poles em Aragón, seguido de Casey Stoner (sempre ele, o “intruso” australiano) e Jorge Lorenzo, com duas e Maverick Vinãles, com uma. Ou seja, os espanhóis também dominam os treinos em Aragón.
Andrea Iannone é o detentor do recorde de velocidade máxima, atingindo 345,8 km/h na pista espanhola com sua Ducati. O circuito MotorLand é um dos seis da Espanha que já sediaram uma etapa do Mundial de Motovelocidade, junto com Jerez, Montmeló, Montjuic, Jarama e Cheste.
A pista tem sete curvas em que a velocidade cai para menos de 85 km/h. A curva 9 é a mais lenta de todas, contornada com uma velocidade de 72 km/h. Apesar disso, a primeira marcha não é usada em nenhuma parte do circuito, com exceção do início da corrida.
O Grande Prêmio de Aragón acontece neste domingo, com a largada da MotoGP prevista às 8h (de Brasília).