Após inúmeras reviravoltas por conta do coronavírus, o calendário revisado da temporada 2020 da MotoGP foi divulgado, fato que acontece um dia após o anúncio do cancelamento da corrida em Mugello. O Mundial de Motovelocidade começa no próximo dia 19 de junho na Espanha, no circuito de Jerez, e terá no mínimo 13 corridas disputadas em cinco países: Áustria, Espanha, França, Itália e República.
Caso a temporada 2020 tenha corridas apenas na Europa, ela se encerrará em 15 de novembro, no GP de Valência. Porém, os grandes prêmios das Américas (EUA), Argentina, Tailândia e Malásia ainda estão sujeitos à confirmação, e se essas etapas forem realizadas, o campeonato deste ano termina somente em dezembro.
A temporada 2020 abre em 19 de julho com o GP da Espanha, em Jerez. No final de semana seguinte acontece o GP da Andaluzia, também em Jerez. A terceira corrida está prevista para 9 de agosto na República Tcheca. Depois, o Red Bull Ring recebe duas corridas, em 16 e 23 de agosto, os grandes prêmios da Áustria e da Estíria.
Com cinco etapas disputadas, a MotoGP para por duas semanas e volta em 13 de setembro, com o GP de San Marino, em Misano. Já no fim de semana seguinte acontece o GP da Emília-Romanha, também em Misano. Em 27 de setembro a MotoGP volta à Espanha pela segunda vez, agora para correr em Barcelona no dia 27 de setembro.
Veja também:
Aleix Espargaró renova com Aprilia até 2022
Petrucci deixa Ducati no fim desta temporada
Espargaró pode substituir Marquez na Honda
Em 11 de outubro, o campeonato vai à França para a prova em Le Mans. Depois retorna à Espanha onde fica para as etapas em Aragón e Valência. Em 2020 o Mundial de Motovelocidade só sai da Europa caso as provas que estão sujeitas à confirmação aconteçam, decisão que será tomada pela organização nas próximas semanas.
Veja abaixo como ficou o calendário da temporada 2020 do Mundial de Motovelocidade:
19 de julho – GP da Espanha – Jerez – Ángel Nieto
26 de julho – GP da Andaluzia – Jerez – Ángel Nieto
9 de agosto – GP da República Checa – Brno
16 de agosto – GP da Áustria – Red Bull Ring
23 de agosto – GP da Estíria – Red Bull Ring
13 de setembro – GP de San Marino – Misano
20 de setembro – GP de Emilia-Romanha – Misano
27 de setembro – GP da Catalunha – Barcelona
11 de outubro – GP da França – Le Mans
18 de outubro – GP de Aragão – MotorLand
25 de outubro – Teruel GP – MotorLand
8 de novembro – GP da Europa – Ricardo Tormo
15 de novembro – GP de Valência – Ricardo Tormo
Aguardando confirmação:
GP das Américas – Austin
GP da Argentina – Termas de Rio Hondo
GP da Tailândia – Chang International Circuit
GP da Malásia – Sepang
Com sete provas, calendário da MotoE é confirmado
A temporada 2020 da MotoE terá sete corridas realizadas em três países. A categoria de motos elétricas começa a competir este ano em 19 de julho em Jerez, junto com as outras categorias do Mundial de Motovelocidade. No fim de semana seguinte os pilotos voltam a correr em Jerez.
Após uma pausa, o campeonato de motos elétricas volta em 13 de setembro com o GP de San Marino, em Misano. A reta final do campeonato já começa nos dias 19 e 20 de setembro, com uma rodada dupla em Misano. O fechamento da temporada será em Le Mans, dias 10 e 11 de outubro.