A MotoGP anuncia a introdução do controle de estabilidade nas motos a partir do GP da Áustria. O novo recurso reduz o torque do motor caso a moto deslize, reduzindo a derrapagem.
A italiana Marelli, responsável pela eletrônica da MotoGP, vai fornecer o equipamento para todas as equipes do campeonato. Vale destacar que desde 2016 a categoria unificou a eletrônica de todas as motos do grid, independente da marca.

LEIA MAIS: Veja o calendário 2026 da MotoGP com a volta do GP do Brasil
O novo controle de estabilidade é um pouco diferente do controle de tração, já utilizado pela categoria e que reage ao giro do pneu quando ele escorrega, e não em casos de derrapagem. Este dispositivo será incorporado às motos através de uma atualização unificada de software, de modo que as equipes possam usá-las em suas ECU específicas.
A organização da MotoGP diz que a adoção deste controle eletrônico de estabilidade faz parte das medidas para aumentar a segurança do esporte, reduzindo a possibilidade de colisões laterais.

A temporada 2025 do Mundial de Motovelocidade está de volta neste final de semana com o GP da Áustria, no Red Bull Ring, em Spielberg. É o reinicio do campeonato após a pausa de verão que teve início após o GP da República Tcheca, disputado em 20 de julho no circuito de Brno.
O atual líder do campeonato é o espanhol Marc Márquez, da equipe Ducati Lenovo Team. Ele domina a disputa deste ano com 381 pontos, fruto de oito vitórias aos domingos e 11 nas sprint races.