Notícias Competições

MotoE entra em hiato após temporada 2025; confira detalhes

  • Publicado: 20/09/2025
  • 2 Minutos de leitura

A Dorna Sports e a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) anunciaram que a MotoE, categoria de motos elétricas do Mundial de Motovelocidade, entrará em hiato após o término da temporada 2025.

Segundo a organização, a MotoE não atingiu a adesão esperada entre os fãs ao longo dos anos, ao mesmo tempo em que o mercado de motocicletas elétricas de alto desempenho não avançou no ritmo projetado.

A indústria, por sua vez, tem concentrado esforços no aprimoramento dos motores a combustão mais eficientes e na adoção de combustíveis não fósseis, que estarão em uso 100% na MotoGP já a partir de 2027. Atualmente, a categoria já utiliza misturas com pelo menos 40% de componentes sustentáveis.

Criada em 2019, a classe de motos elétricas teve sete temporadas disputadas antes da paralisação. Todas foram disputadas como classe monomarca, tendo a italiana Energica como fornecedora de motos nas primeiras edições, até que em 2023 a Ducati assumiu esse posto com o protótipo V21L.

Protótipo Ducati V21L começa a ser testado na pista

O Brasil esteve presente em todas as edições da MotoE com Eric Granado, que conquistou um vice-campeonato em 2022, maior resultado de sua trajetória na classe. Vale destacar que o piloto da moto #51 ainda tem chances de título nesta temporada.

Mesmo com a suspensão, tanto a FIM quanto a Dorna reforçam que a MotoE poderá retornar futuramente, caso a relevância das motocicletas elétricas ou de outras tecnologias sustentáveis alternativas cresça no setor.

O presidente da FIM, Jorge Viegas, destacou que a decisão foi difícil, mas necessária: “Apesar de todos os esforços, não atingimos nossos objetivos. As corridas foram fantásticas, e agradecemos a todos os pilotos, equipes e parceiros que fizeram parte dessa história”.

Já Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, reforçou a importância da categoria: “A MotoE proporcionou ação incrível nas pistas e desempenhou um papel valioso em nossa missão de inovar. Agradecemos a todos que participaram dessa jornada desde 2019”.

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado