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Moto elétrica da Ducati é atualizada para temporada 2025 da MotoE

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/04/2025
  • Por: Willian Teixeira

A Ducati revelou a versão 2025 da V21L, moto utilizada na MotoE, classe de elétricas do Mundial de Motovelocidade. Segundo a marca, o protótipo ficou mais leve e ganhou melhorias no chassi e na eletrônica, prometendo elevar o nível da categoria.

Os primeiros testes acontecem neste final de semana em Barcelona, e a abertura do campeonato ocorre no início de maio em Le Mans.

Criada para ser um laboratório em condições reais de corrida, a V21L é a primeira moto elétrica desenvolvida pela Ducati. Desde 2023, ela disputa a MotoE e serve como base para a evolução tecnológica da marca, mirando o futuro das motocicletas elétricas de rua.

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Para 2025, a Ducati não poupou esforços, e um dos destaques da V21L está na bateria. Com células de maior densidade energética (5 Ah contra 4,2 Ah), foi possível reduzir o número total de unidades de 1.152 para 960, mantendo a potência e a autonomia. Essa redução resultou em uma perda de peso de 8,2 kg, caindo de 225 kg para 216,2 kg no total. Segundo simulações, essa redução pode melhorar os tempos de volta entre 0,3 e 0,4 segundos, dependendo do circuito.

Ducati V21L: mais controle e estabilidade nas curvas

A eletrônica também evoluiu. Nesse sentido, agora o controle de tração pode ser ajustado curva a curva. Cada piloto pode alternar entre três mapeamentos diferentes, otimizando a moto para cada trecho da pista.

O chassi ganhou mudanças sutis mas importantes: a moto foi alongada em 4 mm para ganhar estabilidade nas frenagens, e o pino do braço oscilante agora é ajustável em altura — o que permite manter a tração ideal mesmo após mudanças na relação de transmissão.

Além disso, uma nova roda traseira nova será adotada na V21L a partir da segunda etapa da MotoE, na Holanda. Segundo a Ducati, ela é ainda mais leve, conferindo mais agilidade ao protótipo. Para implantá-la, os falsos amortecedores serão eliminados. O ganho será de apenas 600 g, porém, mesmo que pareça pequeno, é significativo por reduzir as chamadas massas não suspensas. Em suma, isso melhora a agilidade e o comportamento da moto em curvas, diz a marca italiana.

Eric Granado parte para mais uma temporada da MotoE (Foto: Arquivo)

Calendário MotoE 2025 – Confira as datas das corridas

A temporada 2025 da MotoE contará com sete rodadas duplas, totalizando 14 corridas. Confira as datas abaixo:

  • GP da França (Le Mans): 9 e 10 de maio
  • GP da Holanda (Assen): 27 e 28 de junho
  • GP da Áustria (Red Bull Ring): 15 e 16 de agosto
  • GP da Hungria (Balaton Park): 22 e 23 de agosto
  • GP da Catalunha (Barcelona): 5 e 6 de setembro
  • GP de San Marino (Misano): 12 e 13 de setembro
  • GP de Portugal (Portimão): 7 e 8 de novembro

Por fim, vale lembrar que Eric Granado permanece por mais uma temporada como representante do Brasil na categoria, competindo pela LCR-E Team.

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