A Honda anunciou nesta quarta (4) o encerramento do contrato com o espanhol Marc Márquez, colocando fim a uma era na MotoGP. Em comunicado oficial, a marca informa que compromisso com o piloto foi rescindido em comum acordo, e abre as portas para que o Formiga Atômica possa assinar com a Gresini, time satélite da Ducati, reeditando a dupla com seu irmão Alex Márquez na própria Honda em 2020.
Márquez, que tinha contrato válido até o final de 2024, sai da equipe Honda no encerramento da atual temporada da MotoGP. O texto divulgado pela HRC destaca que ‘ambas as partes julgaram interessante que cada um buscasse outros caminhos para atingir seus respectivos objetivos e metas’.
Juntos há 11 anos, Marc Márquez e Honda conquistaram seis títulos Mundiais da MotoGP, 59 vitórias, 101 pódios e 64 poles. O espanhol venceu sua primeira corrida com a Honda na MotoGP no GP das Américas, em Austin, na temporada de 2013, se tornando o piloto mais jovem a vencer uma prova na categoria, da qual seria campeão no mesmo ano.
LEIA MAIS:
- Indian Challenger RR: 3s mais lenta que uma Superbike e 290 km/h de final
- Yamaha lança versões inspiradas na MotoGP para modelos de entrada
- Granado fecha temporada na MotoE e celebra resultados alcançados
Em 2014, Márquez venceu as dez primeiras corridas do ano e faturou o bicampeonato. Os outros quatro títulos foram conquistados em 2016, 2017, 2018 e 2019.
Com a saída de Marc Márquez, a Honda tem apenas o espanhol Joan Mir confirmado para a temporada 2024 da MotoGP. Especula-se que Johann Zarco – que deixa a Pramac no final de 2023 e já tem compromisso com a LCR para o ano que vem – possa ser promovido, abrindo um posto na equipe chefiada por Lucio Cecchinello.
Veja como estão as equipes da MotoGP para a temporada 2024 após o encerramento do contrato de Marc Márquez
- Ducati: Francesco Bagnaia e Enea Bastianini
- Pramac: Jorge Martin e Franco Morbidelli
- VR46: Marco Bezzecchi e Luca Marini
- Gresini: Alex Márquez / a definir
- Aprilia: Aleix Espargaró e Maverick Viñales
- RNF: Miguel Oliveira e Raul Fernández
- Honda: Joan Mir / a definir
- LCR: Johann Zarco e Takaaki Nakagami
- Yamaha: Fabio Quartararo e Alex Rins
- KTM: Brad Binder e Jack Miller
- GasGas: Pol Espargaró / a definir
*Com informações de RACING Online
Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | Youtube
Twitter | GoogleNews