Notícias Competições

FIM aprova adequações e Goiânia terá evento-teste para MotoGP

  • Publicado: 19/01/2026
  • 2 Minutos de leitura

A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) concluiu no dia 15 de janeiro a vistoria técnica no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna e aprovou as adequações estruturais realizadas pelo Governo de Goiás para a realização da etapa brasileira da MotoGP. A prova está programada para acontecer entre os dias 20 e 22 de março, marcando o retorno da principal categoria do motociclismo mundial ao estado após 37 anos.

A inspeção foi motivada por uma primeira vistoria realizada em novembro de 2025. Na ocasião, a FIM solicitou uma série de intervenções no circuito. Durante a nova visita, a delegação da entidade, acompanhada por representantes do Governo de Goiás e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), percorreu diferentes áreas do autódromo para avaliar as melhorias executadas.

As adequações envolveram tanto a pista quanto a infraestrutura do complexo. Foram avaliadas intervenções nas zebras e nas áreas de escape, além de mudanças estruturais como a ampliação da ala dos boxes, melhorias no paddock, no centro médico e na área de direção de prova, itens considerados fundamentais para atender aos padrões exigidos pela MotoGP.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, destacou que as obras representam uma transformação completa do autódromo. Para ele, o circuito passa a oferecer condições de alto nível para pilotos e equipes, com foco em segurança e qualidade, consolidando-se como um dos principais do mundo e simbolizando um marco histórico com a volta da MotoGP ao estado.

Evento-teste acontece em fevereiro

Como parte do processo de homologação final, a organização confirmou um evento-teste. Ele acontece entre 28 de fevereiro e 1º de março. A atividade vai reunir pilotos de três categorias (300cc, 600cc e 1000cc). Cada grid contará com até 30 pilotos.

O evento-teste será fechado ao público e à imprensa e contará com a mesma estrutura operacional prevista para a etapa do Mundial, incluindo comissários de pista, equipe de resgate, profissionais médicos e pilotos de segurança. No dia 28 de fevereiro, estão previstas quatro simulações de corrida com duração de 40 minutos cada. Já no dia 1º de março, serão realizadas 17 sessões de simulação, com tempos variando entre 20 minutos e uma hora.

Contrato garante MotoGP em Goiás até 2030

O Autódromo Internacional de Goiânia foi oficialmente anunciado como sede da MotoGP em dezembro de 2024. Na ocasião, foi assinado um contrato de cinco anos entre o Governo de Goiás e a Dorna Sports, empresa detentora dos direitos comerciais do Campeonato Mundial de MotoGP, garantindo a realização da principal competição do motociclismo mundial no estado até 2030.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado