Pecco Bagnaia espantou a má fase que o rondava nas últimas etapas e venceu o GP da Holanda, disputado no circuito de Assen. O italiano da Ducati fez a pole e logo no início assumiu a ponta da prova, posição que não deixou um segundo sequer durante as 26 voltas percorridas na catedral da velocidade.
A vitória de Bagnaia em Assen interrompe uma sequência de vitórias de pilotos Honda e Yamaha que ocorria desde 2009. Antes deste domínio, Casey Stoner foi o último vencedor de um GP da Holanda com uma moto diferente. Em 2008 e também de Ducati, o norte-americano foi o primeiro a cruzar a linha de chegada na catedral da velocidade.
Com os 25 pontos a mais na tabela, Bagnaia sobe para o 4º lugar do Mundial, com 106 pontos, 66 a menos em relação ao líder Fabio Quartararo, da Yamaha, que não pontuou na Holanda. Completam o pódio o jovem Marco Bezzecchi, da VR46, que fechou entre os três primeiros uma corrida da MotoGP pela primeira vez em sua carreira e Maverick Viñales, que conquistou seu primeiro top-3 pela Aprilia, sua equipe desde o meio da temporada passada.
Falando em Aprilia, quem também teve muitos motivos para celebrar em Assen foi Aleix Espargaró. O piloto espanhol viveu momentos complicados ao longo do fim de semana, sendo o principal deles o instante em que quase foi atingido por Quartararo – sim, o líder do campeonato teve uma corrida para esquecer – e precisou mudar o traçado para seguir em pé em sua RS-GP.
O incidente fez o irmão mais velho de Pol Espargaró cair para a 15ª colocação, mas ele fez uma brilhante corrida de recuperação e fechou o GP da Holanda na 4ª posição, superando Brad Binder e Jack Miller – que serão companheiros de KTM na próxima temporada – nas últimas curvas de Assen. O resultado obtido na Holanda ajudou o vice-líder do campeonato a descontar a vantagem sobre Quartararo, que agora é de 21 pontos.
Como dito acima, Quartararo não teve uma prova feliz em Assen. Ele partiu da segunda posição e logo na primeira volta foi superado por Aleix. Na volta 4, o francês da Yamaha tentou dar o bote na Aprilia #41, mas se equivocou e foi sozinho ao chão.
A manobra de Quartararo levou Espargaró para fora da pista, mas para a sorte do espanhol de Granollers, não causou danos em sua RS-GP. Já Fabio tentou voltar e despencou para o final do grid com a moto avariada, porém, sua insistência lhe rendeu uma nova queda e o abandono em definitivo algumas voltas depois.
O incidente com Aleix Espargaró rendeu uma punição a Quartararo na próxima prova: o francês da Yamaha terá de cumprir uma volta longa no GP da Inglaterra.
A seguir, você confere o top-5 do Mundial de Pilotos da MotoGP após o GP da Holanda:
Além da MotoGP, também tivemos corridas da Moto2, Moto3 e da MotoE. Abaixo vocês podem conferir os depoimentos de Diogo Moreira e Eric Granado sobre o final de semana deles em suas respectivas categorias:
Após o GP da Holanda, a MotoGP faz uma pausa por cinco semanas, e será retomado no início de agosto com o GP da Inglaterra, em Silverstone. Você confere a cobertura completa do Mundial de Motovelocidade em RACING Online.