Eric Granado vai disputar a temporada 2021 do Superbike Espanha. Atual tetracampeão do SuperBike Brasil, o piloto paulista de 24 anos confirmou sua participação na categoria espanhola na última semana, e contará com o apoio da Honda Brasil para correr todo o campeonato com a equipe Honda Laglisse.
O brasileiro, que fez sua estreia no Mundial de Superbike disputando a última etapa do campeonato de 2020 com a MIE Racing Honda Team, destaca que a expectativa para a estreia no Superbike Espanha é a melhor possível. “Será uma mudança bem grande na minha vida, um passo muito importante na minha carreira”, conta Granado.
Veja também:
R3Horas revive endurance na motovelocidade nacional
Honda firma novo contrato e segue na MotoGP até 2026
Os vencedores das categorias de motos do Capacete de Ouro
Nesta temporada, o atual tetracampeão do SuperBike Brasil vai acelerar a nova CBR 1000RR-R Fireblade SP, modelo que deve chegar ao mercado brasileiro ainda em 2021.
O Campeonato Espanhol de Superbike começa nos dias 10 e 11 de abril em Jerez, e terá provas em pistas que costumam receber o Mundial de Motovelocidade, como o próprio circuito de Jerez, além de Motorland Aragón, Barcelona e Valencia. Para conferir o calendário provisório do ESBK, clique aqui.
E falando em Mundial de Motovelocidade, Eric Granado segue na MotoE em 2021. O brasileiro, que nos dois primeiros anos da categoria de motos elétricas competiu pela Avintia, vai correr a atual temporada na equipe WithU Motorsports. A MotoE 2021 começa com os testes em Jerez no início de março. Já a prova de abertura será em 2 de maio no GP da Espanha, no circuito Angel Nieto.
Granado destaca que sua participação no Superbike Espanha servirá como preparação para uma possível disputa do Mundial de Superbike nos próximos anos. “Esta competição é uma das mais fortes depois do Mundial, é um dos campeonatos nacionais mais disputados do mundo. Tem pilotos de várias nacionalidades e muito experientes lá. O nível é bastante alto e acredito que será um grande desafio para mim”, comenta o brasileiro, que vai morar na Europa durante esta temporada.
Honda encerra equipe de fábrica no SuperBike Brasil
Com a saída de Granado, a Honda anunciou novo foco para a temporada 2021 do SuperBike Brasil. Após oito títulos consecutivos, a equipe de fábrica não vai disputar o campeonato do SuperBike Pro. A marca concentrará seus esforços nas categorias de formação de novos pilotos: Honda Junior Cup e Copa Pro Honda CBR 650R.
A trajetória foi marcada por dobradinhas e vice-campeonatos com os pilotos José Luiz Cachorrão; o bicampeão Maico Teixeira; Diego Faustino, dono de dois títulos pela equipe Honda; Eric Granado, tetracampeão da principal categoria; e Pedro Sampaio, que representaram o time durante todos esses anos.
“Em nome da Honda Racing, agradeço a todos que fizeram parte dessa equipe vencedora: pilotos, chefe de equipe, mecânicos e apoios. O esporte é feito de ciclos e estamos encerrando um período vencedor da nossa história na motovelocidade brasileira, certos de que contribuímos para elevar o esporte no Brasil. Um novo momento se inicia, repleto de desafios e estratégias, com o trabalho de desenvolvimento do esporte por meio das categorias de base e também com a participação do Eric Granado, principal piloto brasileiro da atualidade na motovelocidade, no Campeonato Espanhol nesta temporada”, destaca Alexandre Cury, diretor comercial da Moto Honda.
Pedro Sampaio, vice-campeão da classe SuperBike Pro e integrante da equipe Honda Racing de Motovelocidade por três anos, de 2018 a 2020, segue negociando sua permanência na categoria. O chefe de equipe Reinaldo Campos assume o cargo de responsável técnico da Honda Junior Cup.
A categoria-escola inclui crianças e adolescentes entre oito e 16 anos, que aceleram a CG 160 Titan, e chega à nona temporada. Ele também atuará como coordenador e vistoriador das motocicletas Honda CBR 650R na competição. O embaixador da Copa Pro Honda CBR 650R e da Honda Junior Cup continua sendo o piloto Rafael Paschoalin.
Calendário SuperBike Brasil 2021
1ª etapa – 25 a 28 de março – Interlagos (SP)
2ª etapa – 22 e 25 de abril – Interlagos (SP)
3ª etapa – 27 e 30 de maio – Interlagos (SP)
4ª etapa – 17 a 20 de junho – Interlagos (SP)
5ª etapa – 22 a 25 de julho – Interlagos (SP)
6ª etapa – 19 a 22 de agosto – Interlagos (SP)
7ª etapa – 23 a 26 de setembro – Goiânia (GO)
8ª etapa – 28 a 31 de outubro – Curitiba (PR)
9ª etapa – 25 a 28 de novembro – Potenza (MG)
10ª etapa – 8 a 12 de dezembro – Interlagos (SP)
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter