toprak-razgatlioglu-2021
Competições

Em casa, Pirelli celebra 20 anos de parceria com WorldSBK

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/06/2023
  • Atualizado: 05/06/2023 às 10:42
  • Por: Willian Teixeira

O Mundial de Superbike segue para Misano neste final de semana, e a italiana Pirelli aproveitará a etapa em casa para celebrar sua colaboração com a categoria de motos de produção.

A marca, sediada em Milão, completa duas décadas como fornecedora única de todas as classes do WorldSBK, posição que continuará ocupando pelo menos até 2026, visto que o acordo entre as partes foi renovado recentemente..

E durante essa trajetória – iniciada em 2004 – a inovação tecnológica sempre esteve presente. Em 2013, como a primeira empresa da história, a Pirelli abandonou os pneus de 16,5 polegadas nas provas de motociclismo, substituindo pelos de 17 polegadas, um tamanho mais difundido por motociclistas nas ruas.

LEIA MAIS:

Em 2018, a transição para tamanhos maiores, 125/70 dianteiro e 200/65 traseiro e, em anos mais recentes, a introdução de novas soluções em compostos muito macios como o SCX e o SCQ capazes de oferecer aos pilotos um desempenho ainda maior.

Recentemente a Pirelli introduziu novas soluções em compostos mais macios, como o SCX traseiro e o SCQ, capazes de oferecer aos pilotos um desempenho ainda maior e, mais recentemente, também uma nova solução SC0 macia na frente. Todas as inovações que, ao longo dos anos, estabeleceram novos padrões não apenas no campo das corridas, mas também no mercado mais amplo.

Números da Pirelli no WorldSBK

Desenvolvidos pela marca italiana para todas as classes do Mundial de motos de produção, os pneus Diablo Superbike e Diablo Supercorsa ostentam um patamar único após 20 anos de história. Neste período eles foram usados por 1.438 pilotos, competiram em 1.105 etapas, completando 18.891 voltas e 2,9 milhões de quilômetros percorridos – trajeto equivalente a quase 8 vezes a distância que separa a Terra da Lua.

Entre os pilotos que cooperaram para o desenvolvimento dos pneus Pirelli estão 11 campeões mundiais na classe rainha, o WorldSBK. São eles: James Toseland, Troy Corser, Troy Bayliss, Ben Spies, Max Biaggi, Carlos Checa, Tom Sykes, Sylvain Guintoli, Jonathan Rea, Toprak Razgatlioglu e o atual campeão mundial Álvaro Bautista.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

“O esporte à motor faz parte do nosso DNA e com o Campeonato Mundial de Superbike conseguimos combinar o mundo das pistas com o das estradas: quem escolhe um pneu de motocicleta Pirelli deve saber que não está simplesmente comprando um pneu redondo preto, mas o resultado de 20 anos de experiência e constante desenvolvimento tecnológico que a Pirelli levou adiante neste campeonato graças também à colaboração da Dorna, da FIM, dos pilotos e das equipes. É por isso que nos orgulhamos de poder celebrar este importante marco mas enquanto refazemos com as nossas memórias o que fizemos no passado, o nosso olhar já se projeta para o futuro, para novos desafios, para escrever novos capítulos desta bela história”, declara Giorgio Barbier, Diretor de Competição da Pirelli para competições de motociclismo.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado