Nesta sexta-feira, dia 11, aconteceram os treinos livres da etapa austríaca do Mundial de Motovelocidade, no autódromo da cidade de Spielberg. Na MotoGP, o destaque ficou para o italiano Andrea Dovisiozo, da Ducati que liderou a segunda sessão com o tempo de 1’24”046. Maverick Viñales da Yamaha veio logo em seguida, cravando 1’24”280. Dani Pedrosa, da Honda, foi o terceiro e Johann Zarco da equipe satélite Yamaha Tech 3 foi o quarto. A quinta e sexta colocações ficaram com os espanhóis Jorge Lorenzo, da Ducati e Marc Marquez, da Honda. Valentino Rossi, da Yamaha, foi o décimo segundo colocado.
O treino de hoje serviu também para tirar algumas dúvidas sobre a nova carenagem com “partes aerodinâmicas” incorporada na Desmosedici GP. “Foi melhor do que esperávamos”, disse Dovi. “Nós confirmamos que a nova carenagem funciona muito bem na pista. Ela nos dá o mesmo que as ‘asas” do ano passado. Em quantidade diferente, mas do mesmo jeito”, completou o piloto italiano.
A Comissão de Corridas da MotoGP, entretanto, anunciou que as asas estariam banidas para a temporada de 2017 por representarem riscos aos pilotos. Neste sábado, acontecem os treinos classificatórios para o Grande Prêmio da Áustria, no domingo, dia 14.
.