O espanhol Dani Pedrosa anunciou sua aposentadoria hoje, durante coletiva de imprensa realizada na Alemanha, onde acontece a prova do autódromo de Sachsenring no próximo domingo. O piloto, que já havia informado que não renovaria contrato com a Repsol Honda para a próxima temporada, colocou um ponto final nas diversas especulações que surgiram nos últimos dias, incluindo a que iria para a nova equipe satélite da Yamaha.
“No próximo ano, não vou competir no Campeonato, terminarei minha carreira na MotoGP nesta temporada. É uma decisão que eu tenho pensado há muito tempo e é difícil, porque este é o esporte que eu amo, mas apesar de ter boas oportunidades para continuar correndo, eu sinto que não vivo as corridas com a mesma intensidade de antes e eu agora tenho prioridades diferentes na minha vida”, comentou o piloto.
Pedrosa ainda disse que realizou seu sonho de infância de se tornar piloto, que chegou mais longe do que esperava e se orgulha do que atingiu no esporte. “Eu realizei meu sonho de me tornar um piloto e isso é algo que eu não esperava quando era criança assistindo TV, assistindo os pilotos no Mundial de Motovelocidade” disse ele, aproveitando para agradecer à Dorna Sports, organizadora do campeonato e à Honda, pela qual compete desde o início de sua trajetória no Mundial.
O piloto encerra sua carreira após conseguir três títulos mundiais com a marca japonesa: um nos 125 cm³ e outros dois nos 250 cm³, em 2003, 2004 e 2005, respectivamente. Com a saída dele, quem estará na Repsol Honda ao lado de Marc Márquez no ano que vem será Jorge Lorenzo, que faz atualmente sua última temporada pela Ducati.