As investigações do incidente que destruiu todas as 18 motos que compõem o grid da MotoE World Cup ainda estão em curso no autódromo de Jerez, na Espanha. Contudo, de acordo com o site oficial da MotoGP, já se sabe que um curto-circuito foi a origem do incêndio, que também reduziu a cinzas a estrutura do paddock para os modelos elétricos.
Mais uma vez, a Dorna Sports, organizadora da MotoGP, Moto2, Moto3 e também da MotoE, ressaltou que nenhuma moto estava recarregando quando aconteceu o incidente e que ninguém ficou ferido. A categoria, na qual compete o brasileiro Eric Granado, é monomarca e composta apenas pelos modelos Ego Corsa, produzidos pela italiana Energica.
Veja também:
Incêndio destrói todas as motos da MotoE na Espanha
Eric Granado vai competir na MotoE World Cup
Energica já surfa na “MotoGP elétrica” com versão da Ego
A marca, aliás, postou uma declaração em seu site oficial agradecendo o apoio que vem recebendo de todos ligados ao Mundial de Motovelocidade, bem como fãs e entusiastas. “Esse contratempo não vai parar nossa missão, uma vez que desafios são e sempre serão parte do nosso DNA”, diz o comunicado, que finaliza com os nomes dos envolvidos na MotoE e os agradece.
Os italianos da Energica, aliás, têm sido bastante transparentes em relação ao acontecido, uma vez que também comercializam motos elétricas para o consumidor final. Em outra seção do site, eles postaram uma extensa sessão de perguntas com respostas do Chief Technical Officer, Giampiero Testoni, sobre a segurança das motos elétricas, tirando possíveis dúvidas de como as coisas são feitas na MotoE.
Na postagem, a Energica comenta que já está trabalhando para repor as motos e a tecnologia perdidos. “Na manhã seguinte ao acidente, já estávamos trabalhando duro para garantir que o campeonato acontecesse. Obviamente, este é um esforço muito importante para a Energica, mas estamos cientes de nossas capacidades e estamos trabalhando de perto com nossos fornecedores, com a Dorna e Enel X, para garantir que a categoria possa fazer sua estreia oficial o mais rápido possível”, diz o responsável. O novo calendário da MotoE World Cup, que já exclui a etapa de Jerez, antes prevista par maio, ainda será divulgado pela Dorna Sports.
Fotos: Energica