A Yamaha confirmou Cal Crutchlow como piloto de testes para a temporada 2021 da MotoGP. O britânico chega para assumir a função que é atualmente ocupada por Jorge Lorenzo, que deixa a equipe dos três diapasões no final do atual campeonato.
Crutchlow está sem equipe desde que foi dispensado da LCR pela Honda, que colocou Alex Márquez na moto do britânico para a próxima temporada. Seu companheiro, o japonês Takaaki Nakagami, vai permanecer no time satélite da marca japonesa, tendo o irmão de Marc Márquez ao seu lado em 2021.
Veja também:
Mir vence a primeira e se aproxima do título da MotoGP
Marc Márquez volta à MotoGP apenas em 2021
Sem vaga na MotoGP, Dovizioso tira ano sabático em 2021
O piloto britânico, que também acumula uma passagem pela Ducati, chegou a negociar com a Aprilia por uma vaga como titular para o próximo campeonato, mas elas nunca chegaram a uma conclusão.
Cal Crutchlow fará sua estreia na Yamaha em 2021 nos testes de pré-temporada agendados para fevereiro em Sepang, na Malásia. Ele também participara de outras sessões privadas da equipe dos três diapasões para contribuir com o programa de desenvolvimento da MotoGP. Segundo o time, os 10 anos experiência do britânico na categoria o tornam ideal para assumir a função de piloto de testes.
Aparições como wildcard são possíveis desde que a equipe considere isso benéfico para o programa de testes. Crutchlow também confirmou sua disponibilidade para ser selecionado como piloto substituto caso algum dos titulares da Yamaha perca alguma prova por lesão ou doença.
O britânico tem um antigo relacionamento com a Yamaha. Ele ganhou o Mundial de Supersport (WorldSSP) em 2019 com a marca dos três diapasões. No ano seguinte ele subiu ao Mundial de Superbile (WorldSBK) e obteve dez pódios e três vitórias, terminando em quinto lugar na classificação geral. Em 2011, Cal subiu para a MotoGP com a antiga equipe satélite da Yamaha, a Monster Energy Tech3, onde viveu três de suas dez temporadas na principal categoria do Mundial de Motovelocidade.
No comunicado, a Yamaha aproveitou para agradecer Jorge Lorenzo pelo comprometimento como piloto de testes durante o ano de 2020, uma temporada totalmente atípica por conta da pandemia da Covid-19. A marca deseja ao espanhol sucesso em seus empreendimentos futuros. Especula-se que Lorenzo pode assinar com a Aprilia para 2021, ocupando o posto que era de Andrea Iannone, suspenso até 2024.