A MotoGP vai ganhar uma etapa realizada literalmente no meio da neve. Já está em fase adiantada de construção o circuito de KymiRing, na Finlândia, que deverá integrar o calendário do Mundial de Motovelocidade já a partir de 2019, se nenhum contratempo atrasar sua entrega. O Grande Prêmio da Finlândia foi oficializado em agosto do ano passado pela Dorna Sports, organizadora do campeonato.
Depois de pronto, o autódromo localizado a 110 quilômetros da capital Helsinque, terá 4,6 km de extensão e as corridas deverão ser disputadas no sentido horário. Bem dividido, serão 18 curvas ao todo, sendo nove para a esquerda e outras nove para a direita. O traçado da pista ainda promete uma diferença de altitude de 20 metros entre seus pontos mais alto e mais baixo. O complexo ainda prevê uma pista off-road de 1,56 quilômetros.
“A Finlândia sempre foi um lugar tradicional para o esporte a motor, com um número incrível de pilotos na MotoGP no passado. Os finlandeses entendem muito do assunto e eu acredito que KymiRing irá sediar eventos incríveis no futuro”, disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna durante o anúncio do novo circuito.
Timo Pohjola, gerente de projeto de KymiRing, comenta que a nova pista é um desejo antigo do país gelado. “É algo que queremos por muito tempo e agora é verdade”, comenta ele, dizendo ainda que o traçado é o mais inovador possível. “Nós queremos fazer um layout especial para a MotoGP, algo novo”, completou. Neste ano, o Mundial vai receber como etapa inédita o Grande Prêmio da Tailândia, em Buriram, no dia 7 de outubro.
Fotos:MotoGP.com e motogp.hondaracingcorporation.com (abre)