Os brasileiros Eric Granado, Meikon Kawakami e Ton Kawakami se destacaram na abertura do Espanhol de Superbike, disputada no último final de semana no circuito de Jerez de la Frontera.
Granado vai participar de toda a temporada, disputando a categoria principal do campeonato, enquanto os irmãos Kawakami correram a prova da classe Junior como preparação para o Mundial de Superbike, que começa em maio.
Duas vitórias na Junior: Ton no sábado, Meikon no domingo
Os irmãos Kawakami mostraram serviço já na segunda sessão de treinos livres de sexta-feira. A bordo de suas Yamaha YZF-R3, Ton cravou a P1 com 1min52s846, enquanto Meikon foi P2 com 1min53s601.

No treino clássificatório, disputado no sábado, Ton cravou a pole com o tempo de 1min52s766, sendo o único piloto abaixo de 1min53s. Meikon largou na 6ª colocação (1min53s696).
A corrida de sábado foi muito disputada, mas precisou ser interrompida após seis voltas. Na relargada, Ton manteve a vantagem e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, seguido de Alvaro Diaz e Yeray Ruiz. Meikon terminou na sexta colocação.

No domingo, Ton partiu da pole por ter vencido a corrida de sábado, enquanto seu irmão largou da sexta posição. O piloto da Yamaha #67 seguia firme entre os líderes, mas sofreu um problema mecânico que o levou aos boxes, eliminando suas chances de vitória. Já Meikon fez uma corrida consistente, sempre próximo aos líderes, e superou Yeray Ruiz na última volta para levar a vitória pra casa.
Os irmãos Kawakami seguem na Espanha com os treinos para o Mundial de Superbike, onde vão disputar a categoria World SSP300. O campeonato começa no final de semana entre os dias 22 e 24 de maio em Aragón, na Espanha.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
Granado vai ao pódio na categoria principal
Eric Granado teve um bom desempenho nos treinos livres, cravando o tempo de 1min41s277 no TL2. No classificatório, o brasileiro conquistou P2 para a primeira corrida, disputada no sábado. Ele manteve a posição na maior parte da prova, sempre em busca da primeira posição, mas sofreu uma queda a cinco voltas da corrida.
Eric ainda regressou com sua Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP e conseguiu finalizar a disputa no nono lugar e com a melhor volta da prova 1min 41s689. A vitória ficou com Jordi Torres, companheiro de Granado na equipe Honda Laglisse, seguido de Ivo Lopes e Alessandro Zaccone.

Já na segunda corrida, Granado largou do nono posto, posição em que terminou a corrida de sábado. Ele ganhou muitas posições após um acidente que envolveu quatro pilotos e, na quarta volta, assumiu a quarta colocação ao ultrapassar o atual campeão do Espanhol de Superbike, Roman Ramos.
Três voltas depois, o brasileiro pressionou o italiano Alessandro Zaccone e fez mais uma ultrapassagem para garantir o terceiro lugar. A vitória foi novamente do espanhol Jordi Torres, também do Team Honda Laglisse, que lidera a competição.

“Consegui o meu primeiro pódio da temporada, conquista muito importante para mim e minha equipe. Nas últimas voltas, tentei buscar o segundo colocado, mas não deu e garanti a terceira posição. Sei que posso brigar pela primeira posição e vou me preparar ao máximo para chegar melhor nas próximas corridas”, conclui Granado.
A próxima etapa do Espanhol de Superbike está marcada para os dias 15 e 16 de maio, no Circuito de Navarra. O campeonato será transmitido pelo BandSports e no canal do YouTube da RFME (Real Federação Espanhola de Motociclismo).