A temporada 2020 do Brasileiro de Enduro FIM começou no último final de semana em Itapema, Santa Catarina, cidade a 70 quilômetros da capital Florianópolis. Atual bicampeão, Bruno Crivilin, da Honda Racing, estreou com vitória na classe E1 e na categoria Enduro GP.
A competição contou com dois dias de disputas, formadas por seis voltas no total em um percurso de 45 quilômetros. O circuito trouxe três especiais a cada volta (trechos cronometrados, sendo um cross teste e dois enduro testes). E Crivilin completou a etapa com vitória tanto no sábado quanto no domingo. “Vim muito preparado e sabia que se fizesse meu trabalho bem feito sairia com a vitória. E foi o que aconteceu”, diz o capixaba, que compete com a moto CRF 250RX.
Veja também:
Total de mulheres motociclistas cresce em oito anos
Veja dicas para fazer a primeira viagem de moto
Serviço Expresso Honda: quanto vale o seu tempo?
A classe E2 teve vitória de Gabriel Soares, que além de faturar a etapa em sua categoria, ficou na 2ª colocação da Enduro GP. “É apenas a primeira etapa, mas são pontos importantes para seguir na disputa. A segunda colocação na Enduro GP também foi bem bacana e é resultado de todo o trabalho e preparação que venho fazendo”, ressalta o mineiro, que acelera uma CRF 450RX.
Na classe E3, quem levou a melhor foi o mineiro Rômulo Bottrel, da KTM Pro Tork Racing, seguido pelo paulista Vinícius Calafati, que fez sua estreia na Honda Racing. O também mineiro Vitor Borges, estreante na Beta Racing, ficou no 3º posto. Bottrel divide a vice-liderança da Enduro GP com Gabriel Soares. Ambos possuem 42 pontos.
Entre as mulheres, Bárbara Neves, bicampeã latino-americana e brasileira de Enduro, venceu a prova no sábado e terminou em segundo neste domingo. A goiana somou 47 pontos e divide a liderança da categoria feminina com Isadora Aparecida.
A Honda também subiu ao lugar mais alto do pódio duas vezes com os pilotos da equipe satélite Edgers Factory Team, em Itapema. Nicolás Rodriguez venceu na EJ (Júnior), para pilotos até 23 anos, com a CRF 250RX. Tiago Wernersbach, bicampeão da E4, destinada às motos nacionais, foi o mais rápido da etapa na categoria, com a CRF 250F. Na mesma classe, Gabriel Mattos fechou a disputa na quarta colocação. Patrik Capila terminou em segundo lugar na E2 e ficou em quarto na Enduro GP.
O brasileiro de Enduro FIM terá sua segunda etapa realizada em Nova Bréscia (RS), nos dias 4 e 5 de abril.
Resultados – 1ª etapa – Itapema (SC)
Enduro GP
1º – Bruno Crivilin (#1) – 50 pontos
2º – Gabriel Soares (#7) – 42 pontos
3º – Rômulo Bottrel (#22) – 42 pontos
4º – Patrik Capila (#33) – 36 pontos
5º – Vitor Garcia (#51) – 30 pontos
E1
1º – Bruno Crivilin (#1) – 50 pontos
2º – Loandro Anton (#133) – 44 pontos
3º – Victor Miranda (#79) – 40 pontos
4º – Luciano Paiva (#622) – 36 pontos
5º – Gian Taffarel (#262) – 32 pontos
E2
1º – Gabriel Soares (#7) – 50 pontos
2º – Patrik Capila (#33) – 44 pontos
3º – Gustavo Pellin (#44) – 40 pontos
4º – Alexandre Valadares (#211) – 36 pontos
5º – Anderson da Luz (#791) – 32 pontos
E3
1º – Rômulo Bottrel (#22) – 50 pontos
2º – Vinicius Calafati (#32) – 42 pontos
3º – Vitor Garcia (#51) – 42 pontos
4º – Cassio Moreto (#366) – 34 pontos
5º – Roberto Theodoro (#64) – 34 pontos
EJ
1º – Nicolás Rodriguez (#4) – 50 pontos
2º – Murilo Caipirinha (#12) – 42 pontos
3º – Luiz Zanotto (#39) – 40 pontos
4º – Maurício Milan (#169) – 36 pontos
5º – Felipe Cantu (#413) – 34 pontos
E4
1º – Tiago Wernersbach (#41) – 47 pontos
2º – Fernando Pereira (#14) – 45 pontos
3º – Flávio Volpi (#16) – 42 pontos
4º – Gabriel Mattos (#86) – 36 pontos
5º – Marcelo Eleuterio (#739) – 31 pontos
EF
1º – Isadora Aparecida (#113) – 47 pontos
2º – Bárbara Neves (#116) – 47 pontos
Entenda as categorias do Brasileiro de Enduro FIM
Enduro GP: classe principal, que envolve todos os pilotos das categorias E1, E2, E3, EJ e E4.
E1: para motos com motores 2 tempos de até 200 cm³, ou com motores 4 tempos de até 250 cm³
E2: motos de motores 2 tempos de 201 cm³ até 250 cm³, ou com motores 4 tempos acima de 251 cm³
E3: motos com motores 2 tempos de qualquer cilindrada, ou com motores de 4 tempos acima de 451 cm³
EJ: pilotos de até 23 anos ou que completam 24 anos em 2020
E4: motos originais de até 28 cv
E230: motos originais de até 230 cm³
E35: pilotos acima de 35 anos completados em 2020
E40: pilotos acima de 40 anos completados em 2020
E45: pilotos acima de 45 anos completados em 2020
E50: pilotos acima de 50 anos completados em 2020
EF: categoria feminina
EA: categoria amadora