As competições de motovelocidade se tornaram exemplo de tecnologia e modernidade no decorrer dos anos, mas há quem encontre muito mais adrenalina e emoção nas corridas como elas eram feitas antigamente. É esse o espírito que a BMW quer ao trazer de volta sua Boxer Cup, desta vez como uma categoria disputada apenas por versões especialmente preparadas da R nineT Racer, versão da clássica café racer equipada com bolha frontal.
No total, serão 30 motocicletas igualmente preparadas pela própria marca bávara em suas instalações em Munique, na Alemanha, que seguirão o calendário do Campeonato Alemão de Motovelocidade, mas também estão previstas etapas na Bélgica e no famoso circuito de Assen, na Holanda. Outra parte boa é que os pilotos que comprarem as motos para participar da temporada, que começa em junho e vai até setembro, com seis corridas no total, ainda poderá converter suas motos em modelos de rua no próprio centro da BMW ao final do campeonato.
“Todos estarão no mesmo nível, com máquinas idênticas, onde poderão mostrar todo seu estilo e individualidade. Estamos ansiosos em trazer o BMW Motorrad Boxer Cup à vida mais uma vez com a R nineT Racer”, disse o Head da marca, Henning Putzke, sobre o campeonato que já foi realizado entre 2001 e 2004.
Para competir nas pistas, as motos irão receber kits Akrapovic, ABS mapeado para corridas, além de perder trivialidades como luzes, apoios laterais, espelhos e suporte de placa. De acordo com a BMW, as motos também conservam seu motor boxer de dois cilindros opostos e 1 170 cm³ com arrefecimento misto de ar e óleo, capaz de gerar até 110 cv de potência.Os pilotos interessados em participar do campeonato devem se inscrever no site do campeonato e escolher se irão comprar ou alugar a moto para a temporada toda. Quem comprar poderá escolher entre quatro pacotes, sendo que o mais básico compreende apenas a moto preparada e o VIP inclui seguro, transporte e armazenamento da moto e até alimentação nos dias de corrida.
A competição retrô da BMW permite apenas pilotos maiores de 18 anos e devidamente habilitados na categoria B alemã ou com alguma licença equivalente entregue pela FIM, a Federação Internacional de Motociclismo.