Depois de uma longa espera e do período de testes, a MotoGP finalmente está perto da volta. A temporada 2025 do Mundial de Motovelocidade terá seu pontapé inicial neste final de semana na Tailândia, e se encerra em 16 de novembro com o GP de Valência.
Em 2025 teremos muitas novidades, como a estreia de Marc Márquez ao lado de Francesco Bagnaia na equipe oficial da Ducati e a mudança de casa do campeão Jorge Martin, que sai da Pramac e troca sua Ducati Desmosedici-GP por uma Aprilia RS-GP25 do time oficial da marca italiana.

Antes de ver as motos em ação na primeira corrida da temporada, que tal conferir as pinturas e os pilotos de todas as máquinas que vão participar da MotoGP em 2025? É só seguir a leitura deste artigo!
Motos e pilotos da MotoGP 2025
Aprilia
Tudo novo na equipe de fábrica da marca italiana! Chegam o campeão Jorge Martin e o talentoso italiano Marco Bezzecchi. Eles ocupam o posto de Aleix Espargaró, aposentado das pistas e novo piloto de testes da Honda, e de Maverick Viñales, que deixou o time para correr pela Tech3 KTM. Vale lembrar que Martin, detentor do time conquistado com uma Ducati da Pramac, levou o número 1 para sua nova escuderia. Será que o espanhol conseguirá o bicampeonato e o título inédito para a Aprilia na era MotoGP?
Gresini
A escuderia chefiada por Nadia Padovani parte para mais uma temporada como time satélite da Ducati, desta vez utilizando as Desmosedici GP 2024. Neste campeonato, a Gresini terá como pilotos o espanhol Alex Márquez e o estreante Fermin Aldeguer, compatriota de Márquez.
Ducati
A campeã de construtores terá dois campeões mundiais em suas fileiras – Francesco Bagnaia e Marc Márquez. Ambos certamente farão de tudo para levar a Ducati de volta ao topo com suas Desmosedici GP25.
Honda
Após viver a pior temporada dos últimos anos na MotoGP, a equipe oficial da fabricante japonesa terá mais uma vez Luca Marini e Joan Mir no comando de suas RC213V. Destaque para a nova pintura sem a Repsol, que encerrou sua parceria com a marca ano passado. Para seu lugar, chega a Castrol.
LCR
O time satélite da Honda terá por mais uma temporada o francês Johann Zarco, que terá novamente as cores da Castrol em sua moto. Como seu companheiro vem o estreante Somkiat Chantra. O tailandês chega como substituto de Takaaki Nakagami, que deixou as pistas para se tornar piloto de desenvolvimento da Honda.
Mais motos e pilotos da temporada 2025 da MotoGP
KTM e Tech3
Vivendo dias difíceis no quesito finanças, a marca austríaca terá quatro RC16 nesta temporada, sendo duas da estrutura de fábrica e outras duas da satélite Tech3. Porém, os responsáveis pelo projeto da marca na MotoGP prometem igualdade de condições para todos os pilotos. Brad Binder e Pedro Acosta correrão pela KTM de fábrica, enquanto Enea Bastianini e Maverick Viñales assumirão as motos da Tech3.
Pramac
Com nova parceira – sai a Ducati e chega a Yamaha, a equipe chefiada por Paolo Campinoti apostou em dois pilotos experientes para a primeira temporada com a marca japonesa – Jack Miller e Miguel Oliveira, que chegam para substituir o campeão Jorge Martin e Franco Morbidelli.
Trackhouse Racing
A equipe norte-americana que utiliza motos da Aprilia terá uma dupla jovem em 2025. O japonês Ai Ogura, campeão da Moto2, estreia na MotoGP ao lado do espanhol Raul Fernandez, que parte para sua quarta temporada na classe principal do Mundial.
VR46
Para 2025, a equipe de Valentino Rossi manteve Fabio Di Giannantonio e trouxe Franco Morbidelli, ou seja, parte com dois italianos para a temporada 2025. E para manter tudo 100% Itália, a escuderia fortaleceu sua parceria com a Ducati. Agora a VR46 passa a contar com o suporte que antes era dedicado à Pramac, ou seja, o time terá as motos do ano para seus pilotos.
Yamaha
Após mais uma temporada com mais baixos do que altos, a equipe da marca dos diapasões continua sua parceria com o francês Fabio Quartararo e o espanhol Alex Rins.
Onde assistir MotoGP em 2025?
As corridas da temporada 2025 do Mundial de Motovelocidade serão transmitidas pelo canal ESPN 4, além do serviço de streaming Star+.
Espanha segue dominando grid da MotoGP
A Espanha é o país com mais pilotos na temporada 2025 da classe rainha do Mundial de Motovelocidade, com nove representantes. Itália, com seis pilotos, e França, com dois, fecham o top-3 de nações. Entre os outros competidores temos um australiano, um sul-africano, um japonês, um português e um tailandês. Veja a lista abaixo:
- África do Sul: Brad Binder
- Austrália: Jack Miller
- Espanha: Alex Márquez, Alex Rins, Fermin Aldeguer, Joan Mir, Jorge Martin, Marc Márquez, Maverick Viñales, Raul Fernandez e Pedro Acosta;
- França: Fábio Quartararo e Johann Zarco;
- Itália: Enea Bastianini, Fabio Di Giannantonio, Francesco Bagnaia, Franco Morbidelli, Luca Marini e Marco Bezzecchi
- Japão: Ai Ogura;
- Portugal: Miguel Oliveira;
- Tailândia: Somkiat Chantra.

Na temporada 2025 da MotoGP teremos cinco campeões mundiais da classe principal do Mundial de Motovelocidade: Marc Márquez, Francesco Bagnaia, Jorge Martin, Joan Mir, Fabio Quartararo e Marc Márquez. Já entre as fabricantes, temos cinco marcas, sendo duas italianas (Aprilia e Ducati), uma austríaca (KTM) e duas japonesas (Honda e Yamaha).
O calendário da temporada 2025 do Mundial de Motovelocidade
- GP da Tailândia: de 28 de fevereiro a 2 de março, Buriram
- GP da Argentina: de 14 a 16 de março, Termas de Rio Hondo
- GP das Américas: de 28 a 30 de março, Austin
- GP do Catar: de 11 a 13 de abril, Lusail
- GP da Espanha: de 25 a 27 de abril, Jerez
- GP da França: de 9 a 11 de maio, Le Mans – (Com MotoE)
- GP da Grã-Bretanha: de 23 a 25 de maio, Silverstone
- GP de Aragón: de 6 a 8 de junho, Motorland Aragon
- GP da Itália: de 20 a 22 de junho, Mugello
- GP da Holanda: de 27 a 29 de junho, Assen – (Com MotoE)
- GP da Alemanha: de 11 a 13 de julho, Sachsenring
- GP da República Tcheca: de 18 a 20 de julho, Brno
- GP da Áustria: de 15 a 17 de agosto, Spielberg – (Com MotoE)
- GP da Hungria: de 22 a 24 de agosto, Balaton – (Com MotoE)
- GP da Catalunha: de 5 a 7 de setembro, Barcelona – (Com MotoE)
- GP de San Marino: de 12 a 14 de setembro, Misano – (Com MotoE)
- GP do Japão: de 26 a 28 de setembro, Motegi
- GP da Indonésia: de 3 a 5 de outubro, Mandalika
- GP da Austrália: de 17 a 19 de outubro, Phillip Island
- GP da Malásia: de 24 a 26 de outubro, Sepang
- GP de Portugal: de 7 a 9 de novembro, Algarve – (Com MotoE)
- GP de Valencia: de 14 a 16 de novembro, Ricardo Tormo

O Brasil no Mundial de Motovelocidade
Na temporada 2025 o Brasil será mais uma vez representado por Eric Granado e Diogo Moreira. O primeiro parte novamente para a disputa da MotoE, classe de motos elétricas do Mundial, competindo mais uma vez pela LCR E-Team. Eric já fez 61 corridas pela MotoE, conquistando 11 vitórias e 22 pódios.

Já Diogo fará sua segunda temporada na Moto2, classe de acesso para a MotoGP, novamente pela equipe Italtrans. Ano passado, Moreira foi eleito estreante do ano na categoria, tendo como melhor resultado um pódio na etapa de Barcelona, na 3ª colocação.

Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn