O brasileiro Hector Assunção fez sua estreia no AMA Supercross 2020 no último sábado, dia 4 de janeiro, na etapa de Anaheim, na Califórnia. Atual campeão do Arena Cross na categoria Pró, o piloto da Honda Racing avançou às baterias noturnas da categoria 450SX e classificou como positiva sua participação na competição norte-americana. Aos 27 anos, Assunção aproveita a oportunidade como pré-temporada para os torneios que se iniciam em março no Brasil. “Gostei bastante dessa minha estreia. Consegui evoluir demais do meu primeiro treino à última corrida que participei nessa etapa de abertura”, diz o paulista de Jandira.
A classe 450SX é muito disputada e reúne os melhores da competição, considerada o mundial da modalidade. Para esta prova em Anaheim, 55 pilotos iniciaram a disputa, divididos em três grupos para os classificatórios. Hector Assunção concluiu o primeiro treino do dia na quarta colocação e o segundo, em terceiro lugar do grupo. Apenas 40 passaram para a segunda fase, as duas primeiras corridas noturnas, e entre eles estava o brasileiro. “A cada sessão, baixava meu tempo. Foram cerca de cinco segundos a menos ao todo, o que significa uma boa evolução para quem andou praticamente pela primeira vez em uma pista de supercross, já que onde estava treinando é bem diferente daqui. Comparei os meus tempos e vi que fiquei bem perto de grandes pilotos”, explica Assunção, que acelerou a motocicleta CRF 450R.
Nas duas primeiras baterias noturnas se classificam direto para a corrida principal os nove primeiros colocados. Os demais vão para uma repescagem, a última chance de classificação, na qual o vencedor e o segundo lugar conquistam as vagas restantes para a prova final do dia. Hector Assunção concluiu a bateria na 14ª posição e a repescagem em 15º, o que não foi o suficiente para chegar à final. “Mesmo assim, estou muito feliz com meu desempenho. Conseguir nesse primeiro momento classificar para as corridas noturnas foi sensacional. Só de estar ali entre os melhores já é uma grande vitória para mim”, diz Hector.
Na corrida principal, os pilotos da Team HRC Ken Roczen e Justin Brayton terminaram a prova em sexto e oitavo lugares, respectivamente. A vitória ficou com Justin Barcia, da Yamaha. Hector Assunção continua nos Estados Unidos para participar de mais duas etapas do AMA Supercross. No dia 18, ele correrá a terceira etapa também em Anaheim, e a quarta rodada, no dia 25, em Glendale, no Arizona. “Agora terei 15 dias para treinar e estar melhor para a próxima etapa que vou participar e, quem sabe, chegar à classificação para a corrida principal”, finaliza o brasileiro.
Veja também:
Conheça Vitor Borges, um dos participantes do Six Days
Circuito Arsenal de Trilhas abre inscrições em janeiro
Em parceria com Pro Tork, KTM lança equipes para 2020