Um final de semana de sonhos com um desfecho digno de conto de fadas: Toprak Razgatlioglu, é campeão do WorldSBK com a BMW M 1000 RR. É o primeiro título da marca alemã na classe de motos esportivas de produção, segundo da carreira do piloto turco, campeão com a Yamaha em 2021.
Vale destacar que a M 1000 RR é uma versão mais invocada da S 1000 RR, superbike da BMW Motorrad que é a mais vendida de seu segmento no mercado brasileiro, contabilizando mais de 800 unidades lacradas no acumulado até setembro, segundo dados da Fenabrave.
Entre os pontos de destaque da M 1000 RR temos componentes em fibra de carbono e titânio, além da eletrônica de última geração. O motorzão, por sua vez, é um quatro em linha de 999 cm³ que rende 212 cv de potência a 14.500 rpm e torque máximo de 11,4 kgf.m
Um final de semana de sonhos
Essa é a descrição do encerramento do Campeonato Mundial de Superbikes FIM 2024 (WorldSBK) em Jerez de la Frontera, na Espanha, que definiu que Toprak Razgatlioglu é campeão.
Toprak Razgatlioglu é campeão
Toprak Razgatlioglu (TUR) conquistou um segundo lugar na corrida do sábado, pois foi o suficiente para o título mundial. Contudo, não satisfeito, ainda buscava o pódio, que veio no domingo. Na Superpole, novamente segundo lugar.
Ainda não era o suficiente para Razgatlioglu, pois, entrou na segunda corrida do domingo e comemorou sua 18ª vitória da temporada. Com isso, o turco se sagrou campeão com a equipe ROKiT BMW Motorrad WorldSBK.
Michael van der Mark
Depois de dois sextos lugares, van der Mark alcançou seu segundo pódio da temporada, após vencer em Magny-Cours (FRA) em setembro. Um corrida marcada por vários acidentes.
Seu companheiro de equipe, Michael van der Mark (HOL), em suma, completou o pódio com um terceiro lugar.
No total, em suma, foram 19 vitórias e 12 pódios adicionais conquistados pelos dois pilotos com a BMW M 1000RR em 2024. Contudo, no campeonato de construtores, a BMW encerrou com o segundo lugar.