A nova BMW R 1300 RT não é apenas uma sucessora; é uma redefinição do ícone do turismo da BMW Motorrad, elevando a experiência de pilotagem a um patamar inédito. Mais leve, mais dinâmica e com uma versatilidade surpreendente, a R 1300 RT expande seus horizontes. Nesse sentido, a moto transita com maestria entre o conforto de uma tourer de longa distância e a agilidade de uma devoradora de estradas sinuosas.
Harald Spagl, Gestor de Projetos da BMW R 1300 RT, resume a ambição da marca: “Com a nova BMW R 1300 RT, levamos o ícone de turismo da BMW Motorrad a um nível totalmente novo. É mais leve no design, mais acessível e mais dinâmico do que nunca. Além disso, com um motor, chassi e aerodinâmica completamente novos, oferece uma experiência de condução que atende às mais altas exigências neste segmento em termos de dinâmica, conforto e capacidade de viagem.”

BMW R 1300 RT: nascida para o turismo
A R 1300 RT mantém as qualidades consagradas da linhagem RT – conforto inigualável para piloto e passageiro, mesmo com bagagem. Contudo, ela expande seu leque de atuação com um foco renovado na dinâmica. Entre os opcionais, temos freio esportivo, o Shift Assistant Pro aprimorado e a inédita suspensão eletrônica DCA. Em suma, itens que abrem um leque para um estilo de pilotagem mais ativo e envolvente.
A cereja do bolo tecnológico é o Assistente de Mudança de Velocidades Automatizado (ASA). Oferecido como opcional, ele estreou na R 1300 GS Adventure, permitindo tanto trocas manuais esportivas quanto uma condução totalmente automática. Ou seja, vem para simplificar a vida do motociclista sem sacrificar a emoção. O design visualmente mais leve e aprimorado prometem dar continuidade à gloriosa história da BMW RT.

A proteção contra o vento e as intempéries foi cuidadosamente integrada ao design dinâmico da R 1300 RT, com carenagens laterais ajustáveis que garantem um fluxo de ar ideal em diversas condições. Ou seja, desde o calor do trânsito urbano até o vento cortante em estradas rurais – e uma proteção eficaz contra o frio e a chuva em viagens rodoviárias e autoestradas.
Além da cor base Alpine White 3, a R 1300 RT se apresenta em variantes de modelo distintas: a sofisticada Triple Black em Blackstorm metálico, a dinâmica Impulse em Azul Racing metálico e a elegante Option 719 Camargue em Blue Ridge Mountain metálico.

BMW R 1300 RT tem conforto e ergonomia de sobra
A ergonomia e os equipamentos da R 1300 RT foram meticulosamente projetados para otimizar tanto o conforto em longas jornadas quanto a dinâmica em passeios mais curtos. Acima de tudo, o triângulo ergonômico formado pelo guidão, pedais e assento foi concebido para posicionar o piloto ligeiramente mais à frente, resultando em um feedback aprimorado da dianteira e, consequentemente, maior controle em pilotagem dinâmica.
Essa posição mais ativa não compromete o conforto em viagens relaxadas, mesmo com um passageiro. A altura e o ângulo do assento do condutor são ajustáveis para um ajuste fino da posição de pilotagem, enquanto o conforto do passageiro foi significativamente aprimorado com novas malas laterais que oferecem mais espaço para as pernas e um banco mais longo, permitindo maior liberdade de movimento em viagens extensas.

Assento e bagagem
A BMW Motorrad oferece uma variedade de alturas de assento para um conforto ideal, culminando em uma altura padrão de apenas 780 mm e uma curva interna da perna significativamente menor. O sistema de bagagem de série inclui malas laterais com 27 litros de capacidade cada.
Uma novidade interessante são as malas Vario opcionais, com volume ajustável eletronicamente de 27 a 33 litros, integradas ao sistema de travamento central e com iluminação interna e porta de carregamento USB-C na mala esquerda. Topcases opcionais com capacidades de 39 e 54 litros, este último também eletrificado e com opção de encosto aquecido para o passageiro, ampliam ainda mais a capacidade de carga.

O motor boxer mais potente da BMW
O coração da R 1300 RT é o robusto motor boxer de 1.300 cm³, entregando impressionantes 145 cv a 7.750 rpm e um torque máximo de 15 kgf.m a 6.000 rpm, tornando-se o motor boxer de produção em série mais potente da BMW até o momento. A tecnologia BMW ShiftCam otimiza a eficiência e a entrega de torque em diferentes regimes de rotação. Três modos de pilotagem (Rain, Road, Eco) são de série, com os modos Pro opcionais (Dynamic, Dynamic Pro) e a pré-seleção de modo personalizável. O controle de torque de arrasto do motor (MSR) é um item de segurança padrão.
O opcional Assistente de Mudança de Velocidades Automatizado (ASA) representa uma inovação notável, permitindo trocas de marcha suaves e rápidas sem a necessidade de acionar a embreagem, tanto em modo manual quanto automático, elevando o prazer da pilotagem sem sacrificar a dinâmica.

BMW R 1300 RT: chassi revisado
O chassi da R 1300 RT foi completamente redesenhado, com uma estrutura principal de chapa metálica de aço e um subquadro traseiro em treliça de alumínio, resultando em maior rigidez, melhor concentração de massa e manuseio aprimorado. A suspensão dianteira EVO Telelever, agora com um elemento flexível, e a traseira EVO Paralever oferecem precisão de direção e estabilidade excepcionais. As novas rodas de alumínio fundido são 1,4 kg mais leves, contribuindo para a agilidade.

A suspensão eletrônica Dynamic ESA é de série, oferecendo ajuste dinâmico do amortecimento e compensação de carga. O opcional Dynamic Chassis Adaption (DCA) eleva o patamar. Ele traz duas posições de pilotagem selecionáveis pelo piloto (focadas em conforto ou dinâmica). Também há ajuste dinâmico de amortecimento, taxa de mola e equalização de carga.
O sistema de freios de alto desempenho com Integral ABS Pro é padrão. O opcional freio esportivo oferece um visual mais agressivo e um ligeiro aumento no desempenho da frenagem.
Antes de mais nada, a iluminação full LED é de série, com o opcional Farol Pro. Ele inclui farol adaptativo, compensação de inclinação e modos de luz adaptáveis que ajustam a direção e a intensidade do farol baixo em diferentes situações.

Mais tecnológica
O Assistente de Condução opcional oferece recursos avançados como:
- Cruise Control Ativo (ACC);
- Aviso de Colisão Frontal (FCW);
- Aviso de Mudança de Faixa (SWW)
Os itens acima chegam para elevar o nível de segurança e conforto em viagens longas.
A R 1300 RT vem equipada de série com um painel TFT colorido de 10,25 polegadas com navegação por mapas integrada. Também há o novo Connectivity Hub, que permite controlar acessórios futuros e oferece um compartimento de carregamento ventilado para smartphone com porta USB-C.
Além disso, o sistema de áudio e o Audio Pro opcionais proporcionam uma experiência sonora excepcional, com alto-falantes de alta qualidade e controle dinâmico de volume.

Por fim, um extenso catálogo de equipamentos opcionais e acessórios originais BMW Motorrad permite personalizar a R 1300 RT. Ou seja, várias possibilidades para atender às necessidades e preferências de cada motociclista, consolidando sua posição como a referência no segmento de turismo de alta performance.