A BMW completa 101 anos de história no mundo das motos onde criou modelos que transformaram a mente e o destino de milhares de motociclistas mundo afora.
A alta tecnologia e inovação estão presentes desde sempre nos modelos criados pela BMW, ou seja, a nova clássica recém-lançada R 12 segue o legado com essas virtudes impressas em seu DNA.
Rastro genético
Assim como o DNA marca geneticamente origens e características de seres vivos e define traços de similaridades vindas dos ancestrais, ou Heritage, como a BMW batizou a linha que já tem a R 18 e agora imprimiu na R 12 o mesmo conceito de inovação e funcionalidade para uma pilotagem descontraída e confortável, porém sem perder o elo com o passado.
Design clássico
Seu desenho de linhas arredondadas e suavemente delineadas pelos traços do tanque, segue harmoniosamente pelas laterais abauladas, e se integra ao belo para-lama através do banco que varia de acordo com a versão.
Esse estilo vintage contrasta com componentes modernos e de última geração na dianteira como a suspensão invertida e as pinças radiais de quatro pistões.
Além disso, o tradicional motor boxer com seus cilindros em evidência e o belo par de ponteiras de escape valorizam o design, onde o belo eixo cardam é o protagonista do lado direito da R 12.
Por seu lado, as rodas que podem ser raiadas ou de liga, dão ênfase às diferentes possibilidades de customização de acordo ao acabamento desejado e à personalidade do motociclista.
Tecnologia e desempenho
Entre os componentes de alta tecnologia que a nova BMW R 12 tem pode-se destacar os seguintes:
- Motor de dois cilindros boxer de 1.170 cm³, 95 cv e 12 kgf.m de potência e torque máximos;
- Rodas de aro 19 polegadas na dianteira e 16 atrás
- Suspensão dianteira invertida;
- Controle de tração dinâmica;
- Controle dinâmico do freio motor;
- ABS Pro (otimizado para curvas);
- Iluminação total LED com farol adaptativo em curvas;
- Painel em TFT de 3,5 polegadas com conectividade via Bluetooth;
- Controle de pressão dos pneus;
- Sistema keyless;
- Tomada 12 V
- Conector USB;
Prazer ao pilotar a BMW R 12
A experiência de pilotagem da R 12 oferece o conforto da ergonomia bem cuidada para rodas por muitos quilômetros e um desempenho que transcende estilo e época, já que seus dotes ciclístico e pegada do motor permitem pilotar com diversão e segurança independentemente do estilo que você escolher.
Os controles eletrônicos garantem a segurança nas mais diversas condições de pavimento e de pilotagem, e o poderoso sistema de freios garantem paradas rápidas, estáveis e muito seguras.
Versões da BMW R 12
A BMW coloca a disposição dos motociclistas mais duas versões da R 12:
A R 12 Cruiser, só está disponível na cor vermelha e tem os seguintes componentes a mais:
- Hill Assist (Assistente de partida em aclives);
- Assistente de troca de marchas Pro (quick shifter);
- Cruise control adaptativo (ajusta a velocidade de acordo com o veículo à frente);
- Manoplas aquecidas.
Por sua vez, a Option 719 é a terceira versão da R 12, estará disponível na cor cinza e tem os seguintes equipamentos além dos acima citados:
- Alarme anti-furto (dwa);
- Banco option 719;
- Rodas raiadas option 719;
- Detalhes com acabamentos fresados option 719: manetes, pedais, espelhos na ponta do guidão e tampas do cabeçote.
Os preços da R 12 partem de R$ 89.900 da versão Standard, R$ 94.900 da Cruiser e a versão topo de linha, Option 719, tem preço sugerido de R$ 105.900.
Portanto, se você é daqueles motociclistas que curtem motos clássicas e não abre mão de tecnologia e inovação, vale a pena visitar a concessionária BMW de sua preferência e conhecer a R 12.
Talvez uma delas esteja esperando a chance de ir para sua garagem.
Conteúdo patrocinado / BMW Motorrad