A nova BMW F 800 GS é uma das mais recentes novidades para o mercado brasileiro. O modelo tem o mesmo motor das ‘irmãs’ F 900 GS e F 900 GS Adventure, contudo, a sua proposta é um tanto mais “tranquila”. Tivemos o primeiro contato com a moto, e você confere as impressões nas próximas linhas.
A genética da F 800 GS
A BMW Motorrad tem em seu DNA a linha GS, designação para suas motos on e off-road, sua marca registrada. Aceleramos a nova F 800 GS, pois é a moto de entrada a categoria GS, contudo, a menos aventureira.
Dentro da linha GS temos as R 1300 GS, F 900 GS, a G310 GS e agora as F 800 GS, contudo, o DNA “Gelände Strasse” (do GS, que significa todo terreno em alemão) está mais evidente nas 1300 e 900.
A linha atual da F800 GS, apesar de carregar o “GS” na nomenclatura, tem uma proposta mais “tranquila”, em suma, mais on-road. Mesmo assim, pode encarar um off-road, exigindo apenas uma conduta mais calma.
O próprio site da BMW Motorrad diz: “ BMW F800 GS, viagens curtas, grandes aventuras”, ou seja, uma moto que não foi projetada para desafios extremos.
Caracterísiticas
Visualmente chama a atenção um pequeno para-brisa envolvendo apenas o painel, as rodas de liga leve aro 19″ na frente e 17″ atrás com pneus sem câmara e o escapamento alto.
Bom para quem tem as pernas mais curtas, pois ela não é tão alta. São 815 mm do banco ao solo (55mm a menos que a F900 GS) contudo, com o “kit baixo”, ela vai para amigáveis 790 mm.
O motor de 2 cilindros e 8 válvulas tem 895cm³ com torque de 9,27 kgf.m a 6.750 rpm e potência de 87 cv a 6.750 rpm, alimentado por injeção eletrônica. De arrefecimento líquido, 6 marchas e transmissão por corrente, tem embreagem deslizante hidráulica multidisco banhada a óleo, pois é bem leve de acionar.
A F 800 GS pesa 227 quilos em ordem de marcha e tem 213 quilos de capacidade máxima de carga. O tanque tem capacidade de 15 litros, contudo 4 litros são de reserva.
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Quais são os equipamentos oferecidos na BMW F800 GS?
Existem duas versões desse modelo, a F800 GS e a F800 GS Plus. Oferecida na cor branca, a F 800 GS é a mais básica, pois vem equipada com:
- ajuste de pedal de câmbio;
- alarme antifurto (DWA);
- controle de pressão dos pneus;
- controle de tração dinâmico;
- ABS Pro;
- corrente M Endurance;
- iluminação Full Led
- DRL;
- manetes com ajustes;
- manoplas aquecidas;
- dois modos de pilotagem (Rain e Road);
- painel TFT com conectividade ao APP da marca;
- protetores de mão;
- sistema keyless;
- suporte para top case;
- tomada 12V e USB tipo C;
- três anos de garantia.
Contudo, na versão BMW F800 GS Plus, disponível nas cores Triple Black e Azul, existem alguns equipamentos a mais do que na versão básica, confira:
- cavalete central
- piloto automático;
- para-brisa fumê (disponível apenas na cor azul);
- preparação para dispositivo de navegação;
- suporte para top case e malas laterais;
- opção de Kit Baixo (ítem opcional e disponível apenas para cor Triple Black e exclui o cavalete central
O preço da nova BMW F 800 GS, segundo o site do fabricante, parte de R$ 66.900. O valor é mais acessível que de sua principal concorrente, a Tiger 900 GT, cujo preço inicial sugerido na página da Triumph é de R$ 69.500.
Outra opção nesse nicho é a V-Strom 800 DE, que apesar de ter uma pegada mais off-road, também gira nessa faixa de valor, com preço público sugerido divulgado em R$ 67.500 no site da Suzuki.
O que gostei na BMW F 800 GS
Não espero menos que “muito bom” de uma BMW desse porte, e não foi diferente. Na estrada ela tem uma boa posição de pilotagem e motor suficiente para retomadas repentinas e rápidas.
No trânsito urbano a nova BMW F 800 GS é fácil de pilotar, enfrentando a péssima qualidade de nossas ruas tranquilamente por causa do conjunto de suspensão.
Freios muito eficientes e bom grip em curvas, fazem dela um conjunto seguro, pois passa confiança para rodar na cidade e na estrada.
Boa opção para quem quer entrar no estilo big trail com segurança, pois, ela é relativamente baixa e, contudo, mais dócil que as 900 e 1300 da linha.
Não gostei na F 800 GS
Uma GS com apenas dois modos de pilotagem é um pouco contraditório, Rain e Road? Pelo menos o modo Enduro deveria estar disponível, pois é uma GS.
A bolha/para-brisa é muito baixa, poderia ser um pouco mais alta, pois assim ofereceria mais conforto principalmente na estrada, já que ela tem essa proposta. Contudo, para o uso urbano, não há necessidade, mas de novo, é uma GS.
Não achei nem como opcional o protetor de cárter para a nova BMW F 800 GS, deveria ter.
Se pretende comprar uma moto acima de 600 cm³, contudo, sem pretensões de se aventurar no off-road, ficando mais no asfalto, ela é uma boa opção.
Em suma, uma boa alternativa para começar a ganhar confiança e pegar estrada com alguns passeios e viagens.