Abraciclo Especiais

Sim à Motocicleta: Vamos comemorar nosso dia andando de motocicleta!

  • Publicado: 22/07/2025
  • 6 Minutos de leitura

Não importa o uso que você faz da sua motocicleta, esse é o seu, é o nosso dia! Nada melhor do que comemorar fazendo o que mais gostamos, andando de moto. Dia 27 de julho é o Dia do Motociclista!

A origem do Dia do Motociclista vem de 1974 com a morte de Marcus Bernardi, um mecânico apaixonado pelas duas rodas. Após dez anos, o deputado Alcides Franciscatto, em 1984, propôs instituir essa data oficialmente. Passaram-se 14 anos quando, em 1998, a Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) trabalhou para que essa data fosse unificada e celebrada em âmbito nacional.

Sim à Motocicleta: motociclistas confraternizam em Tiradentes (MG)
Cada vez mais os encontros e festivais de motocicletas são realizados pelo Brasil. Não importa onde nem quando, é necessário um só motivo para sair de moto para curtir com os amigos, como na Bike Fest Tiradentes (Foto: Divulgação)

Em outubro de 2024, foi sancionada a Lei nº 15.006/2024, formalizando o Dia Nacional do Motociclista e instituindo a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, com foco em conscientização, infraestrutura e fiscalização Devido a isso, nessa data ocorrem missas, eventos e passeios, por todo território nacional para fortalecer a empatia e o espírito da comunidade motociclística, voltando as ações para conscientização sobre segurança, a utilização de equipamentos de segurança e respeito às normas de trânsito.

A Motocicleta

A primeira moto a combustão foi desenvolvida em 1885, ou seja, 139 anos atrás. Em todos esses anos as motocicletas tomaram conta de corações e mentes e multiplicaram-se mundo afora. As motos são cada vez mais usadas por nós motociclistas, ou motoqueiros, como muitos nos chamam, mas isso é apenas uma forma de expressão.

O mais importante é que os motociclistas usufruem do mesmo tipo de veículo, a cada um utiliza a moto da maneira que lhe convém, independentemente da marca, cilindrada ou cor. A motocicleta transcende as obrigações do trabalho e do dia a dia por que invariavelmente se torna uma paixão.

Primeira moto do mundo, a Daimler Wagen, de 1885
Provavelmente os criadores da primeira moto em 1885 (Daimler Wagen) sabiam que a criação seria um sucesso, mas dificilmente imaginaram no que a moto se tranformou ao longo dos anos com as mais diferentes formas de utilização em qualquer tipo de terreno. A moto é incrível (Foto: Divulgação)

Houve um tempo, nos anos 1980, em que alguém classificou como motoqueiro o usuário de moto malandro, bagunceiro, e como motociclista aquele que faz tudo certinho.

Sim à Motocicleta: Comportamento correto

É impressionante como uma minoria com seu mau comportamento foi capaz de estereotipar a classe moto ciclística. É obvio que há maus motociclistas, assim como há os maus motoristas, ciclistas e pedestres, basta parar em uma via por alguns minutos para observar o movimento e comprovar isso.

No caso das motos, a tecnologia, o desempenho e a sensação de segurança que elas oferecem facilitam o motociclista a abusar e andar acima dos limites de velocidade. Além disso, muitas vezes o medo de assalto pode fazê-los passar no semáforo vermelho, mas isso não pode ser desculpa para cometer essas ou quaisquer outras infrações. É preciso ter consciência de que a vida vale muito e não vale a pena arriscá-la por nenhum motivo.

Cada um na sua

A conclusão é que todos somos mais felizes por ser proprietários de uma motocicleta, seja ela de 100 cm³ ou 1.000 cm³, não importa. Curtimos a mesma coisa, cada um do seu jeito, até porque a atitude é pessoal, e não do usuário de um tipo específico de veículo: somos todos motociclistas porque andamos de moto e ponto.

Existe o usuário urbano, que conta os minutos para chegar o final de semana e dar um passeio pela cidade, só para matar a vontade. As vezes com garupa, está satisfeito com um rolê para tomar um café na pada ria, ir até a concessionaria, comer um pastel na feira, não importa, ele curte a motocicleta em poucos quilômetros.

Sim à Motocicleta: motociclista trafegando em estrada com muita natureza
Não importa qual é o seu perfil de motociclista: pilote com segurança e respeite sempre as leis de trânsito (Foto: Arquivo)

Temos também aquele que tem o conjunto completo de equipamento de segurança para rodar com sua moto e, no final de semana, escolhe um rolê mais longo, 50, 100, 200 quilômetros. Chegar até um restaurante talvez, visitar uma cidade turística, visitar um parente ou, simples mente, sentir o vento e a liberdade por algumas horas pela estrada.

Existem os motociclistas que não veem a hora de se reunir com a galera do grupo ou motoclube, seja na sede oficial ou em ponto de encontro para fazer um comboio pela rodovia para algum destino em busca de diversão. Todos com seus coletes nos mais variados tipos de moto, com espírito livre para sentir o vento no rosto.

Outro grupo importante, talvez um dos mais brincalhões, são os trilheiros. Esses não têm limites e seus caminhos costumam ser do tipo “quanto pió, mió”. Não perdem a oportunidade de sacanear um amigo na brincadeira, ou de se meter em enrascadas nas trilhas, muitas vezes fazendo os dois ao mesmo tempo. Eles só querem se divertir algumas horas, faça chuva, sol, frio ou calor, eles se divertem até com a quebra da moto.

E os que usam as motos como esporte? Nas mais diversas modalidades esportivas, seja na terra ou as falto, aceleram forte, saltam, fazem curvas, passam dos 300 km/h facilmente, se divertem e deleitam o público quando há competições, pelo amor ao esporte, e não conseguem viver sem a emoção e adrenalina que a moto oferece.

Tem também o gigantesco contingente de motociclistas que ganham a vida pilotando suas motos fazendo entregas dos mais diferentes tipos de produtos e serviços, fazendo serviços de segurança, e tiram seu sustento com a moto para, na maioria das vezes, gerar o conforto para suas famílias.

Porque a Motocicleta

Como a moto é um veículo versátil, econômico e acessível, muitos a utilizam exclusivamente como meio de condução diário, seja para chegar ao trabalho, ir para escola, ao supermercado, enfim, substituindo o transpor te público. Em dez anos, de 2014 a 2024, o número de pessoas habilitadas para conduzir veículo de duas ou três rodas aumentou 39%. Segundo dados da Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) analisados pela Abraciclo, até maio de 2024 esse número somava quase 40 milhões de pessoas!

O número de motociclistas está aumentando, isso é fato. As mulheres também cada vez mais estão pilotando motos, e as empresas também es tão usando-as muito nas frotas, ou seja, teremos cada vez mais motociclistas, sobre isso não há dúvidas. Por isso, é dever de cada um de nós pilotar com consciência e altruismo para um trânsito mais harmônico e seguro, com menos acidentes e incidentes. Você e a motocicleta merecem.

Vamos aproveitar esse meio de transporte mágico, que mudou, muda e mudará a vida de muita gente, trazendo mais liberdade, emoção, adrenalina, mobilidade, agilidade e qualidade de vida. Nós só temos um dia por ano para comemorar oficialmente a nossa escolha, contudo, temos 365 dias para praticar esse divertido estilo de vida que escolhemos! Bons ventos, e vamos rodar com segurança!

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Notícias relacionadas

Conteúdo Recomendado