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Coluna da Abraciclo: pneus reformados, quando o barato pode sair caro

  • Publicado: 25/04/2025
  • 2 Minutos de leitura

Os pneus são fundamentais para a segurança do motociclista, pois são eles os responsáveis por transmitir a força nas acelerações, por manter a aderência e estabilidade nas frenagens e curvas.

Ainda mais, são responsáveis por absorver parte dos impactos do solo. Portanto, sua estrutura não foi projetada para duas vidas, por isso os pneus recauchutados são proibidos por lei.

Você sabia que a sua segurança depende diretamente do bom estado dos pneus? Por serem os únicos pontos de contato com o solo, os pneus são um dos principais itens de segurança da motocicleta.

Pneu recauchutado
Os pneus e moto não foram projetados para duas vidas. (Foto: iStock)

Sendo assim, em boas condições, o condutor tem maior controle, estabilidade, aderência nas acelerações e frenagens, além de facilidade para inclinar e realizar curvas.

Pneus têm vida única

Por outro lado, os pneus reformados ou recauchutados, como alguns gostam de chamar, representam grande risco para o motociclista, por isso são proibidos por lei.

O não cumprimento dessa regra é considerado infração grave, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira.

O que dizem os fabricantes

Segundo os principais fabricantes de pneus, diferentemente de outros veículos, como automóveis e caminhões, a motocicleta é apoiada em apenas dois pneus que não foram projetados para receber reforma, já que a carcaça desses pneus no final de vida apresenta um acúmulo crônico de fadiga (devido ao uso severo, como choques, deformações e furos). Por isso, estender seu uso em uma segunda vida é extremamente arriscado.

Ducati Hypermotard 698 RVE
Os pneus são responsáveis pela aderência e absorção de parte dos impactos vindos do solo. (Foto: Ducati)

Por sua vez, uma simples inspeção visual não é capaz de detectar problemas na carcaça e qualquer instabilidade em um dos pneus pode levar à falta de controle direcional do veículo, provocando a queda do motociclista.

A posição da Abraciclo

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas
e Similares (Abraciclo) sempre prioriza a segurança do motociclista, por isso é contrária ao uso de pneus reformados. Esse tipo de produto tem uma grande chance de provocar sinistros.

Assim, a associação defende a importância da utilização somente de pneus originais homologados, garantindo máxima segurança aos usuários.

Por isso, nas inúmeras ações e campanhas de educação e conscientização realizadas pela entidade, os motociclistas aprendem que devem ficar atentos ao indicador de desgaste (TWI – Tread Wear Indicator).

Se ele estiver no mesmo nível da banda de rodagem, é hora de trocar por um pneu novo.

Pneus novos e em bom estado afetam diretamente a forma de conduzir a motocicleta e proporcionam segurança ao motociclista. Por isso, mantenha distância dos reformados.

Eles podem até aparentar ser um bom negócio na hora da compra, mas representam real perigo para você.

Esta coluna é feita mensalmente pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

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