Em um esforço para promover a segurança no trânsito, a Abraciclo realizou três pit stops educativos em comemoração à Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, recentemente instituída pela Lei Federal nº 15.006/24. As ações, realizadas nas cidades de São Paulo (SP), Manaus (AM) e Brasília (DF), alcançaram um total de 5.570 motociclistas.
O objetivo principal da iniciativa foi conscientizar os condutores sobre a importância da direção defensiva e do respeito às leis de trânsito. O foco foi claro: reduzir o número de acidentes e tornar as vias mais seguras para todos.

Nos eventos, os participantes puderam assistir a palestras sobre pilotagem segura e participar de atividades interativas que reforçaram a importância de um trânsito mais consciente.
Os pit stops aconteceram em diferentes datas:
- Brasília: 30 e 31 de julho, com a presença de 1.070 motociclistas;
- São Paulo e Manaus: 31 de julho e 1º de agosto, com 3.000 e 1.500 motociclistas, respectivamente.
Parcerias estratégicas para o sucesso dos pit stops
O sucesso dos pit stops foi possível graças à colaboração de diversas entidades, tanto públicas quanto privadas, em cada cidade.

- São Paulo: A iniciativa foi realizada com a CET-SP e o CPTran, com apoio do Detran-SP, Corpo de Bombeiros e SAMU.
- Manaus: O evento contou com a participação do Detran-AM, Batalhão de Policiamento de Trânsito da PM-AM, FVS-RCP, IMMU e SAMU.
- Brasília: A parceria foi com a Senatran e Detran-DF, além da colaboração da ABSev, PRF, PMDF, CBMDF, SAMU e da empresa iFood.
“O motociclista que participa de um pit stop torna-se um multiplicador de informações entre familiares e amigos. Educação e conscientização são fundamentais para a redução dos sinistros”, destacou Marcos Bento, presidente da Abraciclo. Ele também reforçou a importância da colaboração entre diferentes setores, ressaltando que “a parceria público-privada é fundamental para atingirmos o nosso principal objetivo, que é salvar vidas”.

Abraciclo presente em Solenidade em Brasília
Durante a Conferência Nacional de Segurança no Trânsito, realizada pela Senatran de 28 a 30 de julho, Marcos Bento participou como palestrante no painel “Tecnologia na garupa: inovações para a segurança do motociclista“. O evento discutiu o papel das novas tecnologias na segurança dos condutores e veículos de duas rodas, com o objetivo de reduzir acidentes.