A Shineray continua sua expansão no mercado brasileiro com o lançamento da Storm 200, uma naked que chega para disputar o concorrido segmento de baixa cilindrada. Com visual moderno e especificações interessantes, a moto promete ser uma alternativa acessível para quem busca uma opção diferenciada e cheia de estilo para o dia a dia.
Design e acabamento
A Storm 200 apresenta um design contemporâneo que segue a tendência das nakeds modernas. O conjunto óptico em LED confere personalidade à motocicleta, enquanto as linhas agressivas do tanque e das carenagens laterais garantem uma aparência esportiva ao mais puro estilo crossover. O acabamento demonstra grande evolução em relação aos modelos anteriores da marca, com peças bem ajustadas e pintura de boa qualidade. A Storm 200 está disponível nas cores cinza, amarela ou preta.
Desempenho
O motor monocilíndrico de 198,3 cm³, SOHC com 4 válvulas e refrigeração líquida é equipado com injeção eletrônica e entrega 20,4 cv de potência a 9.000 rpm e 1,83 kgf.m de torque máximo a 7.500 rpm de forma linear, com bom torque já se apresentando em baixas rotações – característica importante para o uso urbano. O mais legal na tocada é que o motor sobe de giro rapidamente e entra na zona vermelha do painel em 10.000 rpm com bastante vigor, o que torna a tocada bastante excitante e divertida.
O motor parece que não tem fim tamanha a vontade com que extrapola as rotações. A transmissão de seis marchas é bem escalonada e aproveita muito bem as características de potência e torque, e tem engates precisos, embora com curso um pouco longo. O tanque de combustível comporta 13 litros e o consumo médio ficou em 33 km/l no uso misto. O peso da Shineray Storm 200 é de 158 kg e ela suporta levar 150 kg de carga, incluindo o condutor.
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Ergonomia e conforto
A posição de pilotagem é neutra e relaxada, favorecendo tanto o uso urbano quanto trajetos rodoviários. O assento, posicionado a 795 mm do solo, permite bom apoio dos pés no chão para a maioria dos pilotos. O guidão largo oferece boa alavancagem para manobras em baixa velocidade e também para dominar a fera nas curvas em uma serrinha bem sinuosa. A ergonomia ampla também permite andar de pé nas pedaleiras com facilidade, garantindo a tocada fora de estrada bem posicionado e com total controle da máquina.
Comportamento dinâmico
A suspensão dianteira invertida trabalha de forma consistente, absorvendo bem as irregularidades do asfalto. A traseira, com monoamortecedor regulável na pré-carga, mantém bom compromisso entre conforto e esportividade. Para as estradas de terra as suspensões me parecem mais rígidas do que o necessário, mas vale considerar que esse não é o seu verdadeiro habitat.
O sistema de freios conta com disco de 300 mm na dianteira e disco de 220 mm na traseira, ambos com assistência do ABS, e cumprem bem sua função, com boa modulação e potência adequada tanto no asfalto quanto fora dele. No piso molhado apertei com vontade a alavanca do freio dianteiro e o ABS funcionou adequadamente e sem trepidações, ampliando a segurança nos dias de chuva.
As rodas de liga leve de aro 17″ dão um toque de esportividade e são calçadas com pneus de uso misto, 100/80 na dianteira e 130/70 na traseira. Os pneus de uso misto são verdadeiramente muito eficientes nos dias de chuva por conta dos grandes sulcos, quesito super positivo para ampliar a segurança se por ventura você for pego de surpresa por uma tempestade no meio do trajeto.
Equipamentos
A Storm 200 vem equipada com iluminação full LED, painel digital com 6 cores de fundo, porta USB para carregar periféricos, pisca alerta, protetor de carenagem e cavalete central. O assento em duas peças amplia o toque de esportividade.
Preço e Garantia
A Shineray Storm 200 chega ao mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 18.990,00, posicionando-se de forma bastante competitiva em sua categoria.
Conclusão
A Storm 200 representa um importante passo da Shineray no mercado brasileiro. Com bom pacote de equipamentos, design atual e preço competitivo, a nova naked da marca se apresenta como uma alternativa interessante para quem busca uma primeira moto de maior cilindrada ou uma opção econômica para o dia a dia. O conjunto final agrada bastante e deve conquistar seu espaço no disputado mercado nacional de baixa cilindrada.
Eu realmente adorei a tocada da Storm 200, pois gosto de motores que sobem de giro rápido, mas que também proporcionam uma tocada suave quando você quer apenas passear com uma garupa só na ponta do acelerador.
Mas, caso você precise de uma resposta mais agressiva, é só afundar a mão no acelerador que a Storm 200 se apresenta muito bem e chega fácil aos 140 km/h, proporcionando uma tocada muito divertida. Uma verdadeira companheira que topa tudo sem reclamar. Eu quero uma cinza!
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