A 47ª edição do Rally Dakar promete agitar o início de 2025 com uma competição épica que atravessará as areias da Arábia Saudita. O evento, considerado o mais desafiador do mundo off-road, acontecerá entre 3 e 15 de janeiro, com largada em Bisha e chegada em Shubaytah, cobrindo doze etapas intensas através do deserto saudita.
A edição 2025 traz uma importante novidade na estrutura das categorias: a antiga classe elite agora se chama RallyGP, que reunirá 21 dos melhores pilotos do planeta. Contudo, os outros 114 competidores disputarão o Rally2, subdivido em categorias que valorizam a diversidade do grid: são 21 Veteranos, 4 Júnior e uma representante na categoria Feminino, a espanhola Sandra Gómez.
LEIA MAIS: Novos radares em SP: Motociclistas, atenção! Onde e como evitar multas
Um destaque especial vai para a categoria Original by Motul (anteriormente conhecida como “malle moto”), que terá 24 bravos competidores enfrentando o desafio sem equipe de apoio – uma verdadeira prova de resistência e autossuficiência. Em suma, o grid ainda conta com 40 novatos prontos para sua primeira aventura no Dakar e 12 pilotos com o prestigiado status de Legend.
Rally Dakar: as nacionalidades dos aventureiros das duas rodas
A diversidade internacional é uma marca registrada do Dakar 2025, com 37 nacionalidades representadas. A França mantém sua tradicional predominância com 29 pilotos, seguida pela Espanha com 15 representantes. Nesse sentido, temos Itália e República Tcheca empatadas em terceiro lugar, cada uma com 9 competidores.
No aspecto técnico, a austríaca KTM reafirma seu reinado no rally com uma impressionante frota de 70 motos. Sua subsidiária Husqvarna aparece em segundo lugar com 17 máquinas, enquanto Honda e a emergente chinesa Kove dividem a terceira posição com 11 motos cada. Completam o grid: GasGas (7), Fantic (6), e Hero, Hoto, Rieju e Sherco com três motos cada. A Yamaha terá apenas uma representante na competição.
Marcas asiáticas de olho no rally mais desafiador do mundo
Esta configuração do grid promete uma das edições mais competitivas da história do Rally Dakar, com um interessante equilíbrio entre experiência e juventude, tradição e inovação. Em outras palavras, a presença cada vez mais forte de fabricantes asiáticos, como Kove, demonstra a globalização crescente da competição e promete agitar ainda mais a disputa nas areias sauditas.
Mais um título do Rally Dakar para a Honda?
Em janeiro de 2024, Ricky Brabec, piloto americano da equipe Monster Energy Honda, venceu o Rally Dakar na categoria motos. Foi sua segunda vitória na competição, tendo conquistado também em 2020, tornando-se o primeiro americano a vencer o Dakar.
VEJA TAMBÉM: Nova KTM 1390 Super Adventure R é referência em tecnologia e performance
Ricky Brabec vai competir no Rally Dakar 2025 com a equipe Monster Energy Honda HRC2. Por fim, ele estará pilotando uma Honda CRF 450 Rally, uma moto que tem recebido atualizações contínuas para garantir o melhor desempenho nas trilhas mais técnicas do deserto africano.
Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn