Com dificuldades, a KTM precisa rever sua estratégia no mundo das finanças. Contudo, a marca austríaca acertou em cheio na nova KTM 1390 Super Adventure R.
Podem dizer o que quiser mas, ao se falar de moto de aventura, a KTM é o nome mais respeitado do segmento, sem bajulação, pois é fato!
E agora, em meio a uma turbulência financeira pesada, se preparando para atender a esperança do brasileiro, surge a monstra KTM 1390 Super Adventure R para aumentar as expectativas!
Uma super Big Trail preparada para enfrentar situações mais exigentes, chega com seu gigante V-Twin de 170,6 cv para fazer frente a Ducati Multistrada V4 Rally.
Ela chega para completar o time de peso pesado já composto pelas 1390 Super Adventure S recém lançada, e à Super Adventure S Evo, que usa nova caixa de câmbio AMT semiautomática.
As 1390 Super Adventure estão bem equipadas
Confirmada a produção da nova 1390 R na Áustria, elas chegam em 2025, contudo, os preços ainda não foram confirmados.
Pois todos os três modelos Super Adventure (S, Evo e R) são equipadas com o novo motor V-Twin de 1350 cm³ da KTM. Essa usina de força vem acomodada em um chassi de treliça de três pontas.
A primeira aparição desse motor foi na naked Super Duke R 2024, pois agora apresenta o sistema “Camshift”. Esse sistema que, em suma, faz uma distribuição mais ampla de potência e torque em toda faixa de rotação.
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A Super Adventure R exigiu reforço
O quadro agora é mais rígido, pois tem que aguentar a “pancada”. Vem com acabamento laranja no R, grande subquadro traseiro exposto em branco brilhante, bem parecida com a 1290 R de 2021.
Falando na 1290 R, ela vinha com motor 1301 cm³ que produzia respeitáveis 158,2 cv, pois agora aumentou, são 170 cv na 1390!
Na Europa pelo menos, ela vem para brigar com a Ducati Multistrada VR Rally que custa a “pechincha” de £ 24.195, algo aproximado em R$ 190.000,00.
Alguns detalhes da nova Super Adventure R
Tem algumas novidades nas carenagens e um para-brisa mais curto, que protege o painel TFT colorido posicionado verticalmente, pois assim facilita a navegação.
As barras de proteção na cor laranja são de série, pois tem a função de proteger a base do tanque e o motor em eventuais “deslizes”.
Ela tem aros dianteiro 21 e traseiro 18 polegadas, contudo, vem calçadas com pneus Bridgestone Battlax Adventure Trail 41 de 80/20 on/off-road.
As suspensões e a tecnologia da 1390 R
Vem com uma configuração de suspensão exclusiva para ficar melhor no fora de estrada, pois recebe suspensão dianteira WP Xplor de 48 mm ajustáveis manualmente.
Na suspensão traseira, também ajustável manualmente, um mono amortecedor que, contudo, tem ajustes remotos na pré-carga para bagagem e garupa.
A tecnologia está presente na KTM 1390 Super Adventure R, pois o TFT de 8 polegadas apresenta vários modos de pilotagem, ajuda nas inclinações e navegação, dentre outras configurações mais.
Não posso esquecer, pois o painel colorido é sensível ao toque, mesmo usando luvas mais grossas para grandes aventuras.
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