A Fundação Mapfre lançou um estudo dedicado a compreender a educação viária dos motociclistas no Brasil. Isso aconteceu durante o 3º Seminário Internacional de Segurança no Trânsito, promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).
O evento que aconteceu em Brasília, em suma, reuniu especialistas, acadêmicos e representantes de diversas instituições para discutir avanços e desafios no âmbito da segurança viária.
LEIA MAIS SOBRE SEGURANÇA: Maio Amarelo: um mês dedicado à segurança no trânsito
Objetivo do seminários de segurança do motociclista
Aproveite para conhecer, pois o material sobre a segurança do motociclista no trânsito, está disponível no link disponibilizado no Centro de Documentação da MAPFRE.
Tem como objetivo mostrar o comportamento e riscos enfrentados por motociclistas diariamente, pois é um grupo muito vulnerável.
Fátima Lima, é a representante da Fundação MAPFRE no Brasil, pois, durante a cerimônia de abertura do evento, comentou: “Buscamos desenvolver uma cultura de segurança e educação viária, pois acreditamos veementemente no poder dos estudos e das pesquisas como aliados fundamentais.”
“Os dados nos trazem o caminho para trilhar políticas públicas necessárias para o trânsito, pois visa construir um lugar mais seguro e saudável.”, segue a executiva.
“A paz no trânsito começa por você”
Pois esse foi o lema do evento que contou com palestras e mesas presididas por especialistas e líderes de temas como mobilidade urbana mobilidade sustentável e redução de sinistros no trânsito, pois todos com o objetivo de melhorar também a segurança do motociclista.
Outro ponto importante foi o reforço dado as metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), pois estão alinhadas aos compromissos globais da ONU. Foram quase 35.000 óbitos no trânsito em 2022, pois 59% deles aconteceram com pessoas em veículos automotores e 19% afetando pedestres e ciclistas.
Dos 59%, os motociclistas foram os mais atingidos, com aproximadamente 12.000 mortes, seguidos por ocupantes de veículos leves, como carros e caminhões, pois foram mais de 7.000 mortes.
Com a participação no 3º Seminário Internacional de Segurança no Trânsito e a parceria com a SENATRAN, em suma, reforça o objetivo da Fundação MAPFRE. Pois o acordo de cooperação entre ambas, visa promover um trânsito mais saudável, seguro e consciente em geral, não só para segurança do motociclista.
Pois deixe seu comentário nas redes da MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn