A Stark Future adicionou ao seu portfólio uma nova moto para enduro e trilhas: a nova Varg EX.
Ela é uma moto elétrica de 120 kg e divide a plataforma tem como base o modelo de motocross já existente da Stark, a Varg, que em suma, foi reajustada para a modalidade de enduro e uso em trilhas.
Com o sucesso de sua versão de motocross, pois recebeu 850 pedidos nas primeiras 24 horas do lançamento, agora ela aposta na versão EX.
Diferenças da moto de enduro elétrica para a de motocross
Visualmente são claras as diferenças pois, a versão EX vem com farol de 4000 lúmens, lanterna traseira, buzina e suporte de placa, em suma, inúteis na versão de motocross.
Fora do alcance dos olhos, a Stark reforçou a bateria de 7,2 kWh, construída para durar o equivalente a 10 vezes um motor de 450 cm³. E tem mais, pois o preço de substituir a bateria seria semelhante ao de refazer o motor a combustão uma vez. Interessante!
O motor é um componente estrutural do chassi de aço e, em suma, tem uma autonomia 20% maior que o modelo de motocross com 6,8 kWh.
Pois isso significa um ganho de autonomia, pois varia de 1h30 a 6 horas, obviamente dependendo do tipo de uso. Parecido com uma moto de enduro a combustão.
O motor da moto de enduro elétrica
Com um modo de pilotagem Crawl para terrenos com pouca tração, também se pode trabalhar com a configuração de freio motor de 0 a 100%.
Ajustar as curvas regenerativas e personalização completa dos níveis de potência, em suma, lhe dará uma variação equivalente a uma 125 cm³, ou até, uma 450 cm³.
Mais detalhes interessantes da Varg EX
Ela oferece duas opções, um modelo padrão com 59 cv que custa £ 10.900 (R$85 mil), contudo, pagando mais pode-se optar pelo modelo Alpha completo, com 79 cv.
Para garantir algumas peripécias, ela vem com uma suspensão KYB com amortecedor traseiro totalmente ajustável, e bengalas de cartucho fechado de 300 mm, ajustados para a pratica do enduro.
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Na maioria das motos de enduro o painel se parece com um relógio Cássio dos anos 90, contudo, a Stark apresenta o Arkenstone, um dispositivo Android.
Essa moto de enduro elétrica oferece rastreamento de trilhas por GPS, navegação curva a curva e gerenciamento de potência. Pois tem mais um detalhe que atualmente não poderia faltar: um sistema de compartilhamento de rotas.
Para pensar na nova Varg EX
Ela pesa cerca de 10 kg a mais que as motos da categoria a combustão, pois tem uma bateria pesada. Contudo, os mais perfeccionistas tem a opção de kits de parafuso de titânio e opções de pedal.
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Uma alternativa interessante nessa moto de enduro elétrica, é a opção de passar o freio traseiro para o guidão, no lugar da embreagem. Contudo, ainda pode-se optar por cinco opções de pneus que incluem: com câmara, sem câmara ou mousse.
O CEO da Stark, Anton Wass tentou entrar nas provas do campeonato Mundial de Enduro em 2023, mas foi barrado por decisão da FIM.
Contudo, para 2025 as motos movidas a bateria receberam luz verde para correr, pois com um detalhe, elas devem pesar até 123 kg e ter até 47 cv. Pelo jeito 2025 será “chocante”!
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