Fornecedora oficial de carros de segurança para a MotoGP desde 1999, a BMW também passou a disponibilizar algumas “safety bike” para o Mundial de Motovelocidade a partir da temporada 2021. O modelo em questão é a superbike M 1000 RR, o primeiro modelo da marca alemã produzido pela divisão M, de Motorsport, apresentado no final de 2020.
A BMW M 1000 RR é derivada da superbike S 1000 RR, utilizando o mesmo motor de quatro cilindros em linha com tecnologia ShiftCam para variação do tempo de abertura da válvula e curso da válvula na admissão, atingindo sua potência máxima de 212 cv a 14.500 rpm, com torque máximo de 11,4 kgf.m entregue a 11.000 rpm. A velocidade máxima de giro ganhou 500 rpm e agora ela chega a 15.100 rpm. O peso é de 192 kg.
No que diz respeito a aerodinâmica, a BMW M 1000 RR conta com asas nas carenagens e uma bolha menor, tudo feito em fibra de carbono e desenvolvido no túnel de vento da fabricante bávara. Ela também foi projetada para estabelecer o melhor contato possível das rodas com o asfalto, especialmente nas acelerações.
A versão que será usada durante as provas da MotoGP teve poucas alterações, como apenas a retirada dos retrovisores e a aplicação dos adesivos dos patrocinadores do Mundial de Motovelocidade.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter