A Triumph Street Scrambler é uma integrante da família Bonneville com aptidões para encarar qualquer Estrada, seja no asfalto ou fora dele, ao mais puro estilo hipster cool. Guidão largo, escapamento alto e pneus de uso misto são as principais modificações na ciclística.
A inglesa Triumph e sua família Bonneville são um marco da história do motociclismo que traz à tona todo o carisma e saudosismo dos anos de 1950, tempos em que as Scramblers viraram febre e dominavam as estradas e os corações dos apaixonados por aventura, ávidos por desbravar caminhos desconhecidos.
Veja também:
Definição da Copa Yamaha R3 acontece neste final de semana
Honda CRF 1000L Africa Twin DCT: primeiro contato
Vote no Concurso Moto de Ouro e concorra a uma scooter Voltz EV1
O motor bicilíndrico paralelo de 900 cilindradas refrigerado à líquido tem comando de válvulas único no cabeçote de oito válvulas, é o mesmo que equipa as T100, Street Twin e Street Cup, com ótimo torque em baixas rotações e suavidade no funcionamento com a entrega de potência plana e suave, porém vigorosa e bem distribuída pelo câmbio de cinco marchas. Os pistões tem a arquitetura de funcionamento com defasagem de 270* e por isso entrega 55 cavalos de potência nas 5.900 rpm e torque máximo de 8,2 kgf.m logo nas 3.230 rpm. Um acelerador eletrônico ajuda a gerenciar melhor a aceleração e trabalhando em conjunto com o controle de tração garante segurança extra e amplia a sensação de controle da máquina. O controle de tração pode ser desativado para encarar aquele fora de estrada mais severo. A embreagem conta com assistência no acionamento ajudando a reduzir o esforço na alavanca.
O chassis é um pouquinho diferente das demais integrantes da família Bonneville, é mais reforçado e conta com suspensões mais apropriadas para o fora de Estrada, aumentando a altura livre do solo. Na dianteira, um garfo convencional ligeiramente mais comprido e com funcionamento mais macio e progressivo para encarar a buraqueira fora de estrada. Na traseira, novos amortecedores também maiores, mas com o mesmo curso das demais Bonneville Street. As suspensões não são adequadas para enfrentar grandes buracos em alta velocidade, mas ainda permite uma incursão fora de estrada com muita diversão e conforto. Na prática, a Triumph Street Scrambler pode acompanhar qualquer Big Trail no fora de estrada, principalmente por ser mais leve e mais fácil de conduzir.
Elegância extra no par de rodas raiadas com aros de aço na cor preta calçadas com pneus Metzeler Tourance, sendo a dianteira uma roda de 19 polegadas para elevar a altura da motocicleta em relação ao solo melhorando o desempenho em estradas de terra ou mesmo para facilitar a vida na hora de transpor obstáculos. O freios garantem espaços curtos de frenagem mesmo com o disco simples dianteiro e traseiro, e contam com assistência eletrônica do ABS que também pode ser desligado para encarar o off road com melhor desempenho. Vale lembrar que tanto o controle de tração como o ABS são novamente acionados toda vez que se desliga o contato de ignição.
A ergonomia é um caso à parte, o triângulo guidão, pedaleiras, banco é muito bem resolvido e oferece uma posição confortável e bem encaixada na motocicleta. A baixa altura do assento e o largo guidão facilitam a vida a bordo até para os mais baixinhos.
A Street Scrambler é a mais versátil da família e encara qualquer solicitação, seja na cidade, no campo ou na praia, e ainda permite que pilotos de qualquer nível de experiência explorem suas aptidões. Imagino que até o pessoal mais Race, como eu, vai se encantar com a prazerosa tocada que esta legítima motocicleta inglesa tem a oferecer.
O painel de instrumentos ao mais puro estilo vintage traz um mostrador analógico com velocímetro como elemento principal e um display LCD apresenta as informações de bordo como odômetros, consumo instantâneo e médio, indicador de marcha, nível de combustível, relógio e sistema de monitoramento dos pneus. As pedaleiras do piloto tem uma proteção de borracha que pode ser retirada para enaltecer o estilo adventure.
Um caso à parte, é o elevado nível de acabamento pensado nos mínimos detalhes para encantar aos olhos. As soluções estéticas chamam a atenção, no caso desta versão vermelha metálica, foi amor à primeira vista. Depois o detalhe que mais me segurou a atenção por vários minutos foi o sistema de escapamento em aço inox com duas belas ponteiras, que, além de valorizarem o visual, emitem um som grave que é uma deliciosa sinfonia para os ouvidos. Outros pequenos detalhes agregam ainda mais sofisticação como o emblema da Triumph dentro do farol, a lanterna em LED, os protetores das tampas do motor em alumínio escovado e o acabamento do assento em alcântara. O assento do garupa pode ser retirado e no lugar pode ser instalado um pequeno bagageiro em alumínio, que vem junto com a motocicleta, fortalecendo ainda mais a exclusividade e forte personalidade do modelo.
A Triumph Street Scrambler é uma motocicleta completa e pronta para satisfazer todas as suas vontades, ela é muito confortável ao rodar e atende às mais diversas solicitações com desempenho excelente. Único ponto negativo que posso comentar é o pequeno e quase inútil protetor de motor em plástico que deveria ser trocado por um de alumínio para aguentar as pedradas que por ventura possam sugir no meio do caminho. O calor que vem do escapamento incomoda se você ficar parado ou rodar devagar em meio ao trânsito, mas na estrada não pega nada.
A Triumph Street Scrambler custa R$ 51.990,00 e é oferecida nas cores vermelha metálica ou a bicolor verde e prata fosca. A Street Scrambler é perfeita para customizações, e tem mais de 120 acessórios disponíveis para incrementar ainda mais o estilo robusto off-road, o conforto e a funcionalidade. Exclusividade com muito estilo e personalidade é com ela.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter